Frank Ribery e Luca Toni salvaram hoje, de forma sensacional, o Bayern de Munique da eliminação em Getafe, Espanha, levando o clube bávaro para as meias-finais da Taça UEFA em futebol, fase em que também estão Zenit, Fiorentina e Glasgow Rangers.
Num jogo ''de loucos'', no Coliseum Alfonso Perez de Getafe (região de Madrid), o francês Ribery empatou a um minuto do fim do tempo regulamentar, levando o jogo para prolongamento e evitando a eliminação que parecia certa.
Em três minutos do tempo complementar o Getafe chegou ao 3-1, e aí de novo se sentiu que a formação germânica ia mesmo sair de prova. Mas não: um bis de Toni, o goleador italiano, aos 115 e 120, deu forma a uma das mais espectaculares reviravoltas do historial da Taça UEFA.
Na primeira mão registara-se um empate, 1-1, o que tornava ineficazes os golos de Contra (44), Casquero 91) e Braulio (93).
De qualquer forma, grande noite para o Getafe, que jogou reduzido a dez desde o minuto sexto, confirmando-se como a grande revelação da prova.
Nas meias-finais o Bayern vai tentar vigar o também alemão Bayer Leverkusen, naturalmente eliminado pelo Zenit de São Petersburgo, depois de uma derrota caseira por 4-1. Hoje na Rússia conseguiram uma vitória prestigiante, mas apenas por 1-0, com a curiosidade do golo ser russo: Bulykin, aos 18 minutos.
A Fiorentina, com um bis do romeno Adrian Mutu, afastou todas as dúvidas em relação à primeira mão dos quartos-de-final, em que empatara em casa com o PSV, da Holanda.
No estádio Philips de Eindhoven o emblema italiano foi sempre superior, com Mutu a marcar aos 38 e 53, para o 0-2 final.
O mesmo resultado se verificou em Lisboa, com o Glasgow Rangers a quebrar a tradição das equipas da Escócia perderem em Alvalade.
O Sporting até jogou melhor, mas foi o Rangers que marcou, primeiro por Darcheville, aos 60, e depois por Whittaker, aos 93.
Nas meias-finais, Fiorentina e Rangers por um dos lugares na final. Zenit e Bayern discutem a outra vaga.