A seleção de Cabo Verde saiu hoje derrotada por 1-0 no terreno do Uganda, complicando ainda mais as contas do apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019.
Cabo Verde, treinado pelo português Rui Águas, entrou para a quinta e penúltima jornada do apuramento na terceira posição do grupo L, com quatro pontos, e só a vitória lhe interessava para continuar ainda firme na luta para a classificação.
Depois de um 0-0 na primeira parte e com poucas oportunidades de golo para cada lado, o Uganda marcou o único tento do jogo, aos 78 minutos, por Patrick Henry.
Com este resultado, os ugandeses fizeram a festa do apuramento para a CAN2019, e garantiram desde já o primeiro lugar do grupo, agora com 13 pontos, enquanto Cabo Verde praticamente disse adeus e vai precisar de um ‘milagre’ para se qualificar.
A Tanzânia, no segundo lugar com cinco pontos, joga domingo com o Lesoto (dois pontos) e basta-lha vencer esse jogo para garantir também o apuramento, afastando Cabo Verde da corrida em definitivo.
Para se qualificar, Cabo Verde tem de vencer o Lesoto no seu último jogo em casa e esperar que a Tanzânia não vença nenhum dos dois jogos que lhe restam, com o Lesto no domingo e o Uganda em março do próximo ano.
Os dois primeiros de cada um dos 12 grupos apuram-se para a CAN2019, que será realizada nos Camarões, entre junho e julho de 2019.