O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, cumpriu domingo o seu 50º encontro em 2007/2008, assinalado com preciosa vitória caseira sobre o Arsenal (2-1), rumo ao “bis” na Primeira Liga inglesa, e o 41º tento da época.
A realizar uma temporada absolutamente fantástica, o “7” do United mantém-se imparável - marcou pelo sétimo encontro consecutivo - e parece cada vez mais lançado para um ano de conquistas, tanto a nível individual, como colectivo.
Em termos individuais, o extremo luso lidera a lista dos marcadores da “Premiership”, agora com 28 tentos, mais seis do que o segundo colocado, o ponta-de-lança espanhol Fernando Torres, jogador que o Liverpool foi buscar ao Atlético de Madrid no último defeso.
Ronaldo é o “rei” dos goleadores em Inglaterra, não tendo também rivais para os prémios de melhor jogador, e igualmente na Europa: comanda a “Bota de Ouro”, tendo como principal adversário o brasileiro e ex-portista Luis Fabiano, do Sevilha (23 golos).
O internacional luso pode escrever história em termos de golos e acumular o troféu dos goleadores com o da “Bola de Ouro” - destinado ao melhor jogador do ano -, troféu em que parece não ter concorrência, tão “enormes” têm sido as suas actuações, jogo após jogo.
Caso consiga vencer os dois troféus, o “7” do United igualará duas “lendas” do futebol, o alemão Gerd Müller e o brasileiro Ronaldo, os dois melhores marcadores da história dos Mundiais e os únicos a lograr tal feito no mesmo ano, em 1970 e 1997, respectivamente.
Em 2008, Cristiano Ronaldo soma 20 golos em outros tantos jogos ao serviço do Manchester United, 15 na Liga Inglesa, três na Taça de Inglaterra e dois na Liga dos Campeões, prova em que também é o melhor marcador (sete tentos).
No total da época, o “7” do United conta 41 golos, em 50 jogos, incluindo três tentos em oito encontros na selecção lusa, sendo que, exclusivamente pelo Manchester United já apontou 38, em 42 jogos, estando a apenas a oito do recorde de Denis Law (46 em 1963/64).
Ronaldo tem estado soberbo em termos individuais e muito tem ajudado o colectivo do Manchester United, que domingo se aproximou da revalidação do título inglês, arrumando desde já outro candidato - resta o Chelsea, que hoje se poderá recolocar a três pontos.
O extremo português, que começou a época a 05 de Agosto com a conquista da Supertaça Inglesa, face ao Chelsea, tem ainda um objectivo maior, a Liga dos Campeões, prova em que o “onze” de Alex Ferguson vai defrontar os espanhóis do FC Barcelona nas meias-finais.
Cristiano Ronaldo está, assim, a um passo da primeira final europeia de clubes, sendo que, em caso de triunfo, poderá já “encomendar” a “Bola de Ouro”. E ainda tem o Europeu (07 a 29 de Junho) para brilhar pela selecção lusa... haja “pilhas”.