loading

Portugal e Inglaterra partem como favoritas às finais da Liga das Nações

A Liga das Nações, antigo sonho da UEFA, está sendo realizada pela primeira vez. Após uma fase de grupos quase impecável, a equipe de Fernando Santos sonha com o título inédito. Com a fase final sendo disputada no Porto e em Guimarães, Portugal conta com algum favoritismo. Porém, a equipa vai enfrentar a forte equipa da Inglaterra e também as duas outras surpresas da competição, a Holanda e a Suíça.

Portugal e Inglaterra partem como favoritas às finais da Liga das Nações

Mesmo sem a presença de Cristiano Ronaldo, Portugal conseguiu se sair bem no Grupo 3. Com oito pontos em quatro jogos, sendo duas vitórias e dois empates, a equipa conseguiu 66,6% de aproveitamento e ficou à frente de Itália e Polónia, que terminou relegada para a Liga B. Outro número positivo ficou com a defesa, que levou apenas três golos durante toda essa primeira fase invicta.

Já a Inglaterra caiu no Grupo 4, junto com Espanha e a vice-campeã mundial Croácia. No entanto, a selecção que ficou com o quarto lugar na Copa do Mundo conseguiu mostrar bom futebol e se garantiu na primeira colocação após duas vitórias, um empate e uma derrota. A equipa ficou um ponto à frente da Espanha. Já a Croácia não brilhou e acabou relegada para a Liga B.

As duas outras selecções classificadas foram no sufoco e também surpresas. No Grupo 1, França e Holanda terminaram empatadas com sete pontos, porém a equipa laranja teve melhor saldo de golos e avançou. A classificação só veio na última rodada, quando a equipa de Ronald Koeman conseguiu dois golos nos minutos finais contra a Alemanha, que foi o fracasso do grupo e caiu para a segunda divisão da Liga.

No Grupo 2, a surpresa foi a Suíça. A equipa terminou empatada com a Bélgica, e as duas tiveram nove pontos conquistados e rebaixaram a Islândia. O destaque ficou pelo confronto directo entre as duas selecções, onde a Suíça brilhou e goleou a terceira colocada do mundial de 2018 por 5 a 2. Com isso, as quatro finalistas foram conhecidas: Portugal, Inglaterra, Holanda e Suíça.

Inglaterra e Portugal dividem favoritismo

Os resultados da fase de grupos da Liga das Nações não podem dizer muito sobre quem chega melhor. No entanto, Portugal e Inglaterra já despontam com um certo favoritismo, segundo alguns números e portais de notícias. Em entrevista à rádio Marca, o zagueiro suíço Senderos afirmou que a Suíça pode até ser uma surpresa, mas nunca uma favorita contra Inglaterra e Portugal. O mesmo foi dito pelo jornal britânico Daily Mail, que também exaltou os seleccionadores Gareth Southgate e Fernando Santos.

De todas as selecções na fase final, apenas a Inglaterra já foi campeã mundial, enquanto Holanda e Portugal só conquistaram a Euro. Por isso, a selecção do centro avante Harry Kane também tem vantagem nos números. Segundo o portal de apostas Betway, no dia 22 de Novembro, a Inglaterra tem 34,8% de chance de título, enquanto Portugal fica com apenas 30,8%. Ou seja, apesar de jogar na casa do adversário, os ingleses vivem melhor momento e podem ter uma equipe superior aos dos lusos.

O factor Cristiano Ronaldo

Apesar do favoritismo um pouco maior da Inglaterra, existe uma situação que muitos ainda não percebem. Cristiano Ronaldo não jogou na fase de grupos da Liga da Nações, por questões pessoais. Uma volta do jogador da Juventus à equipe é esperada em 2019 e isso pode alterar muita coisas nesses números e opiniões de jornalistas.

Com mais de 15 jogos na temporada, Cristiano Ronaldo já conseguiu se estabelecer melhor na Juventus e se sente em casa. Foram cerca de 10 golos marcados, tanto na Série A como na Liga dos Campeões, e algumas excelentes partidas. No entanto, o futuro do maior jogador da Selecção Portuguesa ainda é uma incógnita. O antigo jogador do Real Madrid parece mais focado na equipa italiana e jogar a Liga das Nações pós-época pode ser complicado, principalmente pelo atleta estar com 33 anos de idade e não mais no auge da forma física.

Seja com ou sem Cristiano, Portugal vai precisar mostrar um futebol melhor ainda. A ideia é terminar 2019 finalmente com mais de 50% de vitórias na época, algo que não ocorre há alguns anos. Para isso, a Selecção vai precisar encarar de frente Inglaterra, Suíça e Holanda. A Liga das Nações, que já enfrentou alguns questionamentos, parece estar a começar da melhor forma possível.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?