O carismático médio checo Pavel Nedved, Bola de Ouro em 2003, foi convidado por alguns dos mais influentes jogadores da selecção checa para regressar à equipa, com vista ao Euro2008 de futebol.
''O Pavel faz parte da equipa. Sempre deu uma ajuda importante. Desejamos verdadeiramente um jogador tão experiente como ele e com as qualidades que tem'', justificou o guarda-redes do Chelsea, Petr Cech, em declarações ao jornal Dnes.
Nedved, com 91 internacionalizações e 18 golos marcados, deixou a selecção da República Checa após o Mundial2006, embora ainda tenha realizado um jogo de despedida num particular com a Sérvia, em Agosto do mesmo ano.
''A sua presença no campeonato da Europa será, naturalmente, bem-vinda. Isso é claro'', justificou também o avançado Jan Koller, actualmente ao serviço dos alemães do Nuremberga.
Na selecção, Nedved, jogador dos italianos da Juventus, esteve em três fases finais de Europeus, sendo finalista em 1996 e semi-finalista em 2004), bem como no Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha.
No Euro2008, co-organizado por Suíça e Áustria, a selecção checa integra o Grupo A juntamente com Suíça, Turquia e Portugal.
O primeiro jogo dos checos será a 07 de Junho, em Basileia, frente à Suíça, seguindo-se Portugal, a 11 de Junho, e a Turquia, a 15 de Junho, ambos em Genebra.