O Sporting desperdiçou hoje a oportunidade de ascender à segunda posição da Liga na 27ª jornada, depois de ter sofrido uma humilhante derrota (4-1) no reduto do último classificado, a União de Leiria.
Dias depois da sensacional vitória por 5-3 sobre o Benfica, nas meias-finais da Taça de Portugal, com a reviravolta no resultado a ser operada em 25 minutos, o Sporting não aproveitou o empate a zero golos na sexta-feira do Vitória de Guimarães, na visita à Académica.
Os vimaranenses acabam por ganhar um ponto aos ''leões'' e ampliar para três a diferença entre segundo e terceiro quando faltam disputar disputar apenas três jornadas.
Também o Benfica saiu derrotado na jornada, na deslocação ao Estádio do Dragão, prolongando um ciclo de treze jogos em que apenas somaram dois triunfos, frente ao Moreirense (2-0, da Taça de Portugal) e ao Paços de Ferreira (4-1, da 24ª ronda da Liga), ambos no Estádio da Luz.
Perante um FC Porto imperial a superiorizar-se por 2-0, o Benfica, que não vence há três jogos para a Liga, apresentou-se de orgulho ferido e tentava dar um pontapé na crise.
Com argentino Lisandro a bisar, os virtuais campeões nacionais, que nesta jornada ganharam pontos aos três adversários mais directos, acabaram por manter a ferida aberta nos ''encarnados'', com os adeptos em fúria e a contestação a Luís Filipe Vieira a subir de tom.
O colectivo de Fernando Chalana, em quarto lugar, mantém o atraso de um ponto para o Sporting e está agora a quatro pontos do segundo lugar, um objectivo assumido após a constatação da superioridade incontestável dos ''dragões''.
Se o Vitória de Setúbal vencer segunda-feira no Restelo, defendendo o quinto lugar europeu do Belenenses, os sadinos ficarão a somente um ponto de distância dos benfiquistas, os adversários na última jornada do campeonato.
Quem hipotecou hoje as aspirações de chegar a um lugar europeu foi o Nacional, derrotado por 1-0 no Bessa por um Boavista mergulhado na maior crise financeira da sua existência e com a convocação de uma greve ao jogo com os madeirenses a pairar até à véspera.
O Sporting de Braga, derrotado nos Barreiros por 4-1, também se despediu da luta por um lugar europeu, com o Marítimo a relançar a candidatura.
Na luta pela despromoção, Leixões e Estrela da Amadora empataram a um golo, enquanto o Paços de Ferreira permitiu também a igualdade frente à Naval 1º de Maio no período de descontos.
A 27ª jornada da Liga, sem vitórias das equipas visitantes, conclui-se segunda-feira, 19:45, com a recepção do Belenenses ao Vitória de Setúbal.