Os documentos da auditoria às contas do Boavista publicada no fim-de-semana num “blog” desportivo “não foram dados a conhecer nem são avalizados” pelo clube, referem os “axadrezados” em comunicado emitido segunda-feira à noite.
“Os relatórios recebidos pelo presidente do Boavista FC, que não têm carácter definitivo, foram entregues para apreciação aos Conselhos Fiscais do clube e SAD, que, em tempo oportuno, sobre eles se pronunciarão”, adianta a nota.
O documento revelado no “blog” foi elaborado pela empresa Figueiredo Lopes & Manuel Figueiredo SROC, com sede em Viseu, e incide no período de gestão que decorre entre Julho e Agosto de 2007.
Ao longo das 16 páginas do relatório, que depois de revelado encontrou eco na comunicação social, são referidas algumas situações menos claras e alegadas irregularidades praticadas pela gestão de João Loureiro, o anterior presidente.
O negócio da venda do espaço ocupado pelo ginásio Holmes Place, que foi vendido duas vezes no mesmo dia com eventual prejuízo para o Boavista, é um dos temas abordados nos documentos da auditoria.
Em declarações à SIC, João Loureiro defendeu que as notícias sobre irregularidades nas contas destinam-se a descredibilizar o clube e que, no caso do espaço depois arrendado pelo Holmes Place, a diferença de quase nove milhões de euros entre os valores das duas vendas resulta dos melhoramentos entretanto realizados no espaço.
O ex-presidente recordou que o Boavista possui um património de “muitas dezenas milhões de euros” e que as suas instalações se situam “numa zona muito apetecível da cidade” do Porto, pelo que isso “já quer dizer muita coisa”.
A revelação da auditoria inflamou ainda mais os ânimos no Bessa, que já estavam muito exaltados desde sexta-feira, com a detenção do pseudo-investidor Sérgio Silva, por suspeita de falsificação de documentos e tentativa de burla, e o pré-aviso de greve dos jogadores, entretanto desconvocada, por incumprimento salarial.
Apesar de alguns jogadores já terem recebido parte dos salários em divida, depois da solução de compromisso encontrada no sábado, a situação no Bessa continua de enorme expectativa face ao futuro.