A federação angolana (FAF) vai contar com a colaboração da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a criação da Liga Angola, um «desejo antigo» do futebol desse país, revelou este quinta-feira o organismo luso, em comunicado.
Em Luanda, LPFP e FAF assinaram um memorando que visa a implementação da competição já em 2020, numa reunião em que estiveram presentes Pedro Proença, presidente do organismo português, e Artur de Almeida e Silva, líder da federação local.
“É um desafio abraçado em conjunto com a FAF, que passa pela troca de experiências e de ‘know-how’”. Em janeiro, dois a quatro quadros da FAF cumprirão um período de estágio na LPFP, para conhecerem o que fazemos”, afirmou Pedro Proença.
O dirigente explicou que vai ser criada uma “equipa de trabalho para apoiar diretamente a criação de uma comissão de instalação da futura Liga Angola” e que a LPFP terá “total disponibilidade para dar todo o apoio na definição de um modelo de gestão e financeiro sustentável”.
“A LPFP entra num mercado com 30 milhões de consumidores e adeptos do futebol português”, lembrou Proença.
Por seu lado, a FAF anunciou a criação de uma comissão técnica para trabalhar diretamente com a LPFP em “questões administrativas e de desenvolvimento estratégico, de forma a perceber como funciona a organização do futebol profissional português, nas suas diversas áreas de atuação”.