O avançado brasileiro do Sporting Derlei foi hoje punido com três jogos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da expulsão no jogo contra a União de Leiria, disputado domingo em Leiria.
Aquela comissão justificou o castigo no relatório enviado pelo árbitro, em que este relata que o jogador ''actuou com linguagem ofensiva, grosseira e obscena, dizendo o seguinte para o árbitro: `Filho da p...´''.
''Após receber a expulsão este jogador ainda proferiu as seguintes palavras: `És um palhaço, vai tomar no c...'', pode-se ler ainda no comunicado divulgado hoje pela Comissão Disciplinar, ilícito previsto e punido pelo artigo 126 do regulamento disciplinar da Liga.
O relatório acrescenta: ''Aquando da exibição do cartão, este jogador chegou-se de forma impetuosa junto de mim, tentando tocar-me com o seu nariz/cabeça, sem no entanto o concretizar'', comportamento que corresponde ao ilícito previsto e punido no artigo 125, número 1 do regulamento disciplinar da Liga.
A Comissão Disciplinar acrescenta que a sua decisão baseia-se ''exclusivamente na descrição feita pela equipa de arbitragem, estando proibida a consideração de outros meios de prova''.
Deste modo, a Comissão decidiu aplicar dois jogos e uma multa de mil euros a Derlei pela prática da infracção punida pelo artigo 126, enquanto foi punido com um jogo e uma multa de 750 euros pela outra infracção.
Além de Derlei, também o treinador do Marítimo, o brasileiro Sebastião Lazaroni, foi punido com 12 dias de suspensão e uma multa de 1.500 euros por ter-se referido injuriosamente ao árbitro do encontro do passado fim-de-semana, recepção ao Sporting de Braga.