loading

Bwin Liga: Sporting e Benfica à espera de uma ajuda do FC Porto na cidade Berço

O tricampeão FC Porto poderá complicar o sonho da ''Champions'' do Vitória de Guimarães, na visita de domingo à cidade Berço, em jogo da 28ª jornada da Liga de futebol, ronda que inclui ainda um ''derby'' lisboeta.

Depois de no último fim-de-semana terem dificultado a tarefa do Benfica, outro candidato à Liga dos Campeões, os ''dragões'' encontram agora a surpreendente formação de Manuel Cajuda, com o Sporting e ''encarnados'' à espreita de novo triunfo da equipa de Jesualdo Ferreira, para poderem relançar o ataque do segundo lugar da prova.

A última vez que o Vitória de Guimarães conseguiu ultrapassar o FC Porto no Minho, em jogos para o campeonato, aconteceu em 2001/02, com um triunfo por 2-0, com golos de Marco e Nuno Assis, numa altura em que eram comandados por Augusto Inácio, e os portistas por Octávio Machado.

Com menos quatro pontos que os vimaranenses, o Benfica, que nos últimos três encontros apenas somou um ponto, recebe o renascido Belenenses de Jorge Jesus, que vem de uma série de três vitórias consecutivas, o que permitiu a subida ao quinto lugar da Liga.

No ''inferno'' da Luz, as ''águias'', actualmente na quarta posição, estão quase obrigadas a vencer para poderem manter a esperança de alcançar a tão desejada Liga ''milionária'', frente aos ''azuis'' do Restelo, que esta temporada já bateram a formação de Fernando Chalana, por 1-0, no encontro da primeira volta.

Nos últimos 50 anos, o Belenenses apenas venceu na casa dos ''encarnados'' por duas ocasiões: em 1999/2000, por 3-2, com golos de Fernando Mendes, Filgueira e Rui Gregório, com Maniche e João Tomás a facturarem para o clube da Luz, e em 1996/97, por 2-1.

Caso saia derrotado perante os ''azuis'' do Restelo, e o Vitória de Guimarães vença o FC Porto, o Benfica diz definitivamente adeus ao segundo lugar e ao acesso directo à ''Champions''.

O últimos dos ''grandes'' a entrar em campo é o Sporting, que recebe domingo o Marítimo, na ressaca da derrota humilhante frente ao ''lanterna vermelha'' União de Leiria, por 4-1.

Em Alvalade, os ''leões'' esperam, além de fazer esquecer o encontro da cidade de Lis, igualar o Vitória de Guimarães no segundo lugar, caso a equipa de Cajuda seja derrotada pelo FC Porto.

Os insulares, que apenas venceram no reduto dos ''leões'' por duas vezes na sua história, viajam para a capital portuguesa ainda a pensar num lugar na Taça UEFA e motivados pela goleada (4-1) imposta ao Sporting de Braga, na última ronda.

Num desolador nono lugar, os bracarenses, agora com António Caldas no comando, abrem sexta-feira a jornada com a recepção ao Paços de Ferreira, num encontro que, em caso de empate ou vitória da equipa de José Mota, assinalará a despromoção da União de Leiria à Liga de Honra.

Por seu turno, a formação da cidade de Lis, que fugiu heroicamente à descida de divisão nas últimas três jornadas, recebe domingo o Leixões, outra equipa que luta desesperadamente para se manter na Liga principal, ocupando a 15ª e penúltima posição da prova, a um ponto do Paços de Ferreira.

No mesmo dia, o tranquilo Nacional da Madeira recebe na Choupana a Académica, que poderá confirmar este fim-de-semana confirmar a permanência na Liga, e o Boavista, com ou sem ordenados em atraso, visita o reduto da Naval 1º de Maio.

A fechar a ronda, o Vitória de Setúbal, com o orgulho ferido pela goleada (5-0) sofrida e a perda do quinto lugar para o Belenenses, recebe no Bonfim o Estrela da Amadora, formação que poderá igualmente ver assegurada a permanência no campeonato principal.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?