O Zenit de São Petersburgo, e a Fiorentina, com empates fora de casa, respectivamente em Munique e Glasgow, conseguiram hoje algum destaque na primeira ''mão'' das meias-finais da Taça UEFA, que no entanto deixou tudo em aberto para o segundo jogo, na próxima semana.
Tal como nos quartos-de-final com o Getafe, o Bayern começa mal as ''meias'' em empata em casa (1-1) com o fortíssimo Zenit, campeão russo em título.
O jogo nem parecia decorrer mal para os bávaros, que aos 18 minutos se adiantaram, graças a uma grande penalidade convertida pelo francês Ribery.
O gaulês cobrou com o pé direito, o guarda-redes defendeu, mas depois Ribery conseguiu mesmo converter, na recarga, com o pé esquerdo.
Os russos - que já eliminaram na prova outro alemão, o forte Bayer Leverkusen - chegaram ao empate aos 60 minutos, com um auto-golo do brasileiro Lúcio, numa tentativa infeliz de desviar um centro para a área.
Os problemas do Bayern não se ficaram aqui, já que pouco depois se assistiu à saída, por lesão, do seu carismático guarda-redes, Oliver Kahn.
Nos quartos-de-final o Bayern também começou com 1-1 na primeira mão, mas depois emendou na segunda, levando o jogo a prolongamento, para acabar 3-3, pelo que se espera que voltem a não se dar por derrotados de antemão, no jogo fora de casa.
Em Glasgow, no campo do Rangers, a Fiorentina fez o mesmo que Sporting, empatando sem golos e aguentando bem a forte pressão ofensiva dos ''protestantes''.
O francês Sebastien Frey, na baliza da Fiorentina, foi peça decisiva, defendendo tudo e dando confiança a equipa violeta.
Com este resultado a Fiorentina ganha ânimo para o jogo do primeiro dia de Maio em Florença, mas sabe que não poderá sofrer golos, para que não se repita o ''fado'' de Alvalade, onde o Rangers acabou por ir buscar a qualificação, com 2-0 fora.