loading

Bwin Liga: Benfica bate Belenenses e sobe provisoriamente a terceiro

O Benfica ascendeu hoje provisoriamente ao terceiro lugar da Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Belenenses por 2-0, em encontro da 28ª jornada, após três desaires consecutivos e quatro jogos sem vencer.

Bwin Liga: Benfica bate Belenenses e sobe provisoriamente a terceiro

Golos de Luisão (41 minutos) e Óscar Cardozo (65) garantiram aos “encarnados”, pelo menos, o apuramento para Taça UEFA e colocam pressão sobre Vitória de Guimarães e Sporting, candidatos à tão desejada Liga dos Campeões, que recebem domingo o FC Porto e o Marítimo, respectivamente.

Com este triunfo, a formação de Fernando Chalana pôs fim a uma sequência de três jogos sem vencer para o campeonato e subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com mais dois pontos do que “leões” e a apenas um dos vimaranenses.

Por seu turno, o Belenenses corre o risco de descer para o sétimo lugar, caso Vitória de Setúbal e Marítimo vençam os seus encontros, e o técnico Jorge Jesus volta a não ser feliz no Estádio do Luz, onde nunca triunfou para a Liga.

Vindo de duas derrotas consecutivas, o técnico dos “encarnados” chamou ao “onze o avançado paraguaio Óscar Cardozo, melhor marcador da equipa, para o lugar do argentino Di Maria, titular frente ao FC Porto e Sporting, nas “meias” da Taça de Portugal.

Com Petit lesionado, e Maxi Pereira e Binya castigados, Chalana fez subir Katsouranis para o meio-campo, onde teve a companhia de Nuno Assis, outro regresso, e colocou Edcarlos no centro da defesa, ao lado de Luisão.

Por seu turno, no Belenenses, Jorge Jesus surpreendeu ao colocar na frente de ataque o brasileiro Rafael Bastos - em detrimento de Roncatto -, que fez dupla com Weldon, o carrasco dos “encarnados” no encontro da primeira volta (1-0), no Restelo.

Perante mais de 30 mil espectadores, o Benfica esteve perto de abrir a contagem logo aos nove minutos, numa arrancada de Rui Costa, que furou pelo meio da defesa “azul”, mas, já em desequilíbrio, rematou fraco e à figura de Júlio César.

A partir daí, Ruben Amorim e o meio-campo do Belenenses “pegaram” na partida e Weldon, muito activo na frente de ataque, assustou Quim em duas ocasiões, aos 22 e 24 minutos.

Os dois avisos do avançado brasileiro acordaram a formação “encarnada”, e principalmente Óscar Cardozo, que, logo de seguida, obrigou o guarda-redes do Belenenses a grande defesa, após bom remate de cabeça, e, aos 35 minutos, isolou-se, mas atirou à figura.

Com mais velocidade no jogo, imposta por Cristian Rodriguez, o Benfica chegou ao golo aos 41 minutos, com Luisão a fuzilar de pé direito, dentro da área, após um canto curto, na esquerda.

No último lance da primeira parte, Quim esteve em destaque ao responder com boa intervenção a um remate de Rafael Bastos, que, em jogada individual, invadiu a área “encarnada”.

No regresso dos balneários, o Benfica mostrou-se algo desconcentrado, com alguns passes falhados, e o ponta-de-lança “canarinho” do Belenenses voltou a aparecer solto na área, atingindo por duas vezes o poste esquerdo da baliza de Quim, na mesma jogada.

Com o Belenenses a crescer, Chalana tirou Nuno Gomes e apostou na velocidade de Di Maria, que, logo na primeira vez que tocou na bola, foi derrubado à entrada da área do “azuis” do Restelo. Na transformação do livre directo, Cardozo disparou para o segundo golo dos “encarnados”, aos 65 minutos.

Pouco depois, a formação do Restelo esteve perto de reduzir a desvantagem, com duas oportunidades protagonizadas por Weldon e Zé Pedro, com Quim novamente a responder com sucesso em ambos os lances.

Até ao final do jogo, destaque apenas para a expulsão de Hugo Alcântara, que viu o vermelho directo por ter agredido Katsouranis com uma chapada.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?