A “lanterna vermelha” União de Leiria foi hoje despromovida matematicamente à Liga de Honra em futebol, após 10 épocas consecutivas entre os “grandes”, ao perder por 3-1 na recepção ao Leixões, na 28ª ronda da Liga.
A duas jornadas do fim, o “onze” de Vítor Oliveira soma apenas 15 pontos, contra 24 do Paços de Ferreira (perdeu por 2-1 em Braga, na abertura da ronda, sexta-feira), que caiu para o 15º lugar, por troca com o Leixões, agora 14º, com 26 pontos.
Jorge Gonçalves, no primeiro minuto, Hugo Morais, aos 61, e Castanheira, aos 68, selaram o primeiro triunfo fora do conjunto de Matosinhos, enquanto o brasileiro Éder apontou, aos 18, o golo solitário dos anfitriões, derrotados em casa pela nova vez.
O Estrela da Amadora (13º, com 29 pontos), que apenas joga segunda-feira, em Setúbal, o Leixões (14º, com 26) e o Paços de Ferreira (15º, com 24) são os três candidatos a acompanhar a União de Leiria na queda para a Liga de Honra.
Por seu lado, a Académica e a Naval garantiram hoje matematicamente a manutenção, ao vencerem por 3-0 no reduto do Nacional e por 1-0 na recepção ao Boavista, respectivamente.
Patacas, na própria baliza, aos sete minutos, Cris, aos 29, e o brasileiro Edgar, aos 74, selaram o segundo triunfo consecutivo fora por 3-0 do conjunto comandado por Domingos Paciência, que, há 15 dias, também havia aplicado “chapa 3” ao Benfica, em plena Luz.
Por seu lado, Delfim foi o autor do golo que derrotou o Boavista e selou a permanência da formação das Figueira da Foz, que, desta forma, já não precisa dos três pontos que pretende ganhar na “secretaria”, face ao Belenenses, devido ao “caso Meyong”.
No que respeita à Liga de Honra, Trofense (50 pontos), Rio Ave (47), Gil Vicente (46) e Olhanense e Vizela (ambos com 44 pontos) formam o quinteto de candidatos à subida, enquanto o Fátima foi hoje despromovido à II divisão.