Um golo de Henrique Almeida permitiu hoje ao Belenenses vencer o Vitória de Guimarães por 1-0, em encontro da 16.ª jornada, e igualar os minhotos no quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol.
O avançado brasileiro fez o único tento da partida, aos 31 minutos, e ajudou a impor a segunda derrota seguida aos vitorianos, que vinham de um desaire perante o Nacional, na Madeira.
Lisboetas, que na última ronda tinham interrompido uma série de oito jogos sem perder no campeonato, em Alvalade, e minhotos somam agora os mesmo 25 pontos, tal como o Moreirense, que na segunda-feira recebe o Desportivo das Aves.
Apesar da reconhecida qualidade no jogo ofensivo, nenhuma das equipas conseguiu criar desequilíbrios na defensiva adversária nos instantes iniciais, exceção feita a um livre de Tozé, que encontrou a cabeça de Wakaso, mas sem perigo de maior para Muriel.
A boa resposta dada pela equipa nos últimos jogos, sobretudo face ao Sporting, fez com que Silas mantivesse o sistema de três centrais, com dois alas bem abertos. Mais uma vez, a aposta permitiu que os ‘azuis' eliminassem o jogo interior do adversário e explorassem as costas dos laterais vitorianos.
O golo acabaria mesmo por chegar, mas pelo centro do terreno, à passagem da meia hora, quando Fredy, depois de combinar com Licá, entrou na área, rematou para defesa apertada de Douglas e Henrique Almeida aproveitou a sobra para inaugurar o marcador.
Tozé tentava ser o dínamo dos minhotos e foi novamente dos pés do extremo que nasceu um lance de perigo, mas com Muriel a encaixar com segurança.
No regresso do descanso, o Belenenses só não aumentou logo a vantagem porque Fredy, isolado perante Douglas, mas com pouco ângulo, atirou às malhas laterais, depois de ultrapassar o guardião vitoriano.
As tentativas infrutíferas de anular a desvantagem levaram Luís Castro a arriscar com as entradas de Tyler Boyd e João Carlos Teixeira e recuando o extremo Davidson para lateral esquerdo, só que seria o inevitável Tozé a ameaçar o empate.
A igualdade esteve perto de se concretizar a 20 minutos do final, mas Guedes estava com a pontaria desafinada, num lance que poderia ter custado caro ao Vitória, uma vez que, logo a seguir, Douglas impediu que Fredy e Licá festejassem o segundo dos ‘azuis'.
A persistência final dos vimarenenses não surtiu os efeitos desejados, perante um Belenenses que juntou ‘fileiras' e agarrou como pôde os três pontos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.