O Tondela, com dez jogadores meia parte, impôs hoje a segunda derrota do Sporting comandado por Marcel Keizer, ao bater a equipa ‘leonina’ por 2-1, em jogo da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O Tondela entrou a querer disputar o jogo e marcou logo aos cinco minutos, por Juan Delgado. Na segunda parte, apenas com dez, dilatou o marcador com um remate de trivela do avançado Tomané, aos 74 minutos.
O Sporting reduziu a vantagem aos 76 minutos, por Mathieu, e procurou chegar ao empate, com os centrais a servirem de avançados nos minutos finais, mas sem sucesso.
Com a segunda derrota na era do treinador Marcel Keizer, o Sporting termina a 16.ª jornada em quarto lugar, com 34 pontos, menos um que o Benfica, terceiro classificado, e dois que o Braga, podendo o FC Porto, líder do campeonato, dilatar a diferença para nove, caso vença em casa o Nacional, antes da visita a Alvalade.
O jogo começou com a equipa da casa aguerrida e com vontade de disputar o jogo, o que acabou por se materializar num golo aos cinco minutos. Xavier recebeu a bola de Juan Delgado, na ala esquerda, e depois de passar com facilidade por Bruno Gaspar, cruzou para a finalização de cabeça do chileno.
Dois minutos depois, o Sporting tentou igualar a partida, através de uma investida de Raphinha, que serviu Bruno Fernandes num passe rasteiro, mas com o médio português a rematar ao lado da baliza.
No primeira parte, o jogo revelou-se bastante físico e com ânimos exaltados entre as duas equipas em dois momentos.
Numa partida em que Sporting estava sem o seu melhor marcador, Bas Dost (10 golos na liga), por lesão, o conjunto lisboeta procurava pressionar e criar oportunidades, mas com pouca concretização.
O Tondela aguentou o caudal ofensivo e acabou por criar uma oportunidade de golo, aos 38 minutos, novamente com Xavier a cruzar e Tomané a aparecer no segundo poste, para uma grande defesa de Renan.
Na resposta, a equipa comandado por Marcel Keizer, esteve perto do empate, após um cruzamento, com o golo a ser negado a Raphinha por uma defesa atenta do guardião do clube do distrito de Viseu, Cláudio Ramos.
A segunda parte começou com a expulsão, aos 51 minutos, de Jaquité, do Tondela, e, logo a seguir, os adeptos do Sporting ainda gritaram golo num remate perigoso de Raphinha, mas Cláudio Ramos defendeu na linha.
Sem o Sporting conseguir assumir o jogo, o Tondela ia procurando o segundo golo. Se aos 58 minutos, Tomané, sem ângulo, rematou de trivela à trave, aos 73, não falhou e, de novo com o exterior do pé direito, atirou em arco para o 2-0.
Aos 76, a equipa liderada por Marcel Keizer reduziu a diferença, com golo de Mathieu, que encostou para a baliza um remate inicial de Montero, que reforçara o ataque dos ‘leões’ após o intervalo, substituindo Gudelj.
Seguiram-se várias oportunidades do Sporting, que chegou a jogar com os centrais Mathieu e Coates entre os avançados nos minutos finais, mas não conseguiu alcançar o empate.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.