loading

Caso Meyong: FPF confirma subtracção de seis pontos ao Belenenses

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manteve hoje a sentença da Comissão Disciplinar da Liga de subtrair ao Belenenses seis pontos no campeonato pela utilização irregular do camaronês Meyong.

O órgão disciplinar da FPF, após reunião de mais de quatro horas, julgou improcedente o recurso apresentado pelo Belenenses, confirmando a penalização de uma derrota (3-0) na recepção à Naval 1º de Maio, da 16ª jornada da Liga, e a perda de três pontos pela infracção cometida.

O Belenenses alegou que cumpriu todos os trâmites na inscrição de Meyong e que a Liga e a FPF licenciaram o jogador, qualificando-o para actuar no primeiro jogo da segunda volta do campeonato, mas os sete juristas do Conselho de Justiça da FPF deram por provada a utilização irregular do camaronês.

Com a deliberação, para a qual não existe recurso na esfera desportiva portuguesa, o Belenenses, que somava 42 pontos, cede a quinta posição da Liga ao Vitória de Setúbal e é relegado para o nono posto, com 36 pontos.

À Naval 1º de Maio, que domingo garantiu em Leiria a manutenção no escalão principal, é atribuída a vitória na deslocação ao Restelo para defrontar o Belenenses, o que permite aos navalistas abandonar a 13ª posição, com 30 pontos, para ascender ao 10º posto, com 33 pontos.

O castigo imposto ao Belenenses e a Meyong, penalizado com um jogo de suspensão, foi aplicado a 03 de Março, depois da queixa apresentada pela Naval 1º de Maio por o camaronês ter actuado em três clubes numa temporada, o que contraria o regulamento de competições da Liga e as normas da FIFA e da UEFA.

Na presente temporada, Meyong foi utilizado pelo Levante, onde actuou somente 12 minutos, na primeira jornada da Liga espanhola, após o qual foi emprestado até Dezembro aos também espanhóis do Albacete.

Em Janeiro, por empréstimo do Levante, Meyong voltou ao Belenenses, clube que representou em 2005/06 e pelo qual se sagrou o melhor marcador da Liga portuguesa.

No entanto, no passaporte remetido pela federação espanhola à FPF, não constava a inscrição do atleta pelo Levante – apenas se regista a utilização pelo Albacete -, o que serviu de argumento ao Belenenses no recurso hoje indeferido.

A 13 de Janeiro, Meyong foi suplente utilizado no jogo da 16ª jornada da Liga com a Naval 1º de Maio, entrando aos 54 minutos, altura em que se registava um empate a um golo.

Aos 76 minutos, o avançado camaronês converteu a grande penalidade que deu a vitória (2-1) ao Belenenses, hoje retirada definitivamente ao clube lisboeta.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?