O Zenit São Petersburgo alcançou hoje, pela primeira vez na sua história, a final da Taça UEFA de futebol com uma surpreendente goleada (4-0) sobre o colosso e principal favorito à vitória na prova, Bayern de Munique.
Depois de uma igualdade (1-1) na Alemanha, no encontro da primeira mão das meias-finais, os campeões russos receberam e ''esmagaram'' a formação bávara, confirmando mais uma vez o rótulo de equipa surpresa da Taça UEFA, e garantiram um lugar no jogo decisivo da competição, que está agendado para 14 de Maio, no Estádio Cidade de Manchester.
O avançado russo Pavel Pogrebnyak, que viu um cartão amarelo que o afasta da final, foi a grande figura da partida, ao assinar um ''bis'', aos quatro e 73 minutos, e alcançou o topo da lista dos melhores marcadores da Taça UEFA, com 11 golos, ultrapassando, curiosamente, o italiano Luca Toni, do Bayern.
Konstantin Zyryanov, aos 39 minutos, e Viktor Fayzulin, aos 54, marcaram os restantes golos da formação comandada pelo holandês Dick Advocaat, que agora espera pelo desenrolar do Fiorentina-Glasgow Rangers (0-0 na primeira mão) para conhecer o adversário na final de Manchester.