O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, afirmou hoje que não existe nenhuma ação em tribunal interposta pela empresa chinesa Ledman, deixando a garantia de que o contrato de patrocínio da II Liga se mantêm em vigor.
“Não há nenhuma ação em tribunal, estamos com um contrato em vigor e a Liga está a cumprir a sua parte”, afirmou Pedro Proença, em Braga, à margem da apresentação de uma parceria comercial da Taça da Liga, cujas meias-finais se iniciam hoje com o jogo entre o FC Porto e o Benfica.
Segundo a edição de hoje do jornal Público, a Ledman, patrocinadora da II Liga desde janeiro de 2016, avançou para tribunal há mais de oito meses, alegando o incumprimento com “as obrigações emergentes do acordo de parceria”.
Na base da decisão da empresa chinesa está, segundo o Público, o incumprimento por parte da LPFP da cláusula que previa a colocação de jogadores e treinadores asiáticos na II Liga.
A Ledman, multinacional fabricante de lâmpadas LED, invoca também, de acordo com o Público, “graves prejuízos”, resultantes da “inércia da LPFP relativamente a casos de corrupção “que têm inundado os media” e a “treinadores sem formação e certificação”.