O treinador Paulo Bento afirmou hoje que o Sporting tem que valorizar o esforço que lhe permitiu chegar ao segundo lugar da Liga de futebol e aproveitar o facto de apenas depender de si própria para o manter.
“Temos que valorizar o que foi o nosso sofrimento e agora que dependemos de nós, temos que aproveitar da melhor maneira. Saber que nos dois anos anteriores entrámos nas duas últimas jornadas na mesma situação e não falhámos”, disse o técnico em conferência de imprensa.
“Vamos jogar com uma equipa (Paços de Ferreira) que no ano passado nos tirou cinco pontos e não queremos que nos tire de novo pontos, bem como outro objectivo que temos bem definido”, acrescentou.
Paulo Bento lembrou que o jogo é importante para as duas equipas e que o empate não serve os interesses de nenhum dos conjuntos, pois os anfitriões necessitam de pontos para assegurar a manutenção.
“É um jogo importante para as duas equipas, cada uma com o seu objectivo. O empate não é bom resultado para nenhuma e espero um jogo em que ambas assumam a iniciativa. Vamos tentar controlar, o Paços tem um sistema bem definido, mas está pressionado como nós e com uma situação mais complicada, pois não depende só dele”, defendeu.
O técnico espera que a equipa “não desperdice” a vantagem de depender de si própria e explicou que o grupo tem que se sentir confortável, não comentando qualquer assunto relacionado com transferências.
“Interessa-me é que estejamos concentrados apenas no jogo de domingo. O objectivo é importante para nós, a possibilidade de estar três anos na Liga dos Campeões, que para o clube é importante em termos financeiros, e mesmo com menos pontos, não fazer pior que na época passada”, afirmou.
Paulo Bento reconheceu que falhar o objectivo da Liga dos Campeões pode condicionar a formação do plantel para a próxima época e explicou que a ausência de Liedson não pode diminuir a equipa,
“É um jogador que ao longo do tempo tem tido grande influência na equipa, pelo que representa em termos de finalização e não só. Já tivemos outras situações que não contámos com ele e não irá alterar a forma de jogar. Temos soluções e não pode diminuir-nos em termos mentais”, explicou.
O técnico, que lamentou a situação do ex-companheiro Mário Jardel, garantiu que vai estar atento à arbitragem de Bruno Paixão e lembrou o jogo com o Sporting de Braga.
“Estamos atentos e sabemos o que foi dito, fazendo passar uma ideia que em alguns jogos em Abril tinha havido prejuízo de uma equipa em benefício de outra. No jogo (com o Sporting de Braga) fomos beneficiados num lance mas prejudicados num anterior”, salientou.
A terminar, Paulo Bento comentou as palavras de Pinto da Costa sobre o capitão do Sporting João Moutinho, que o presidente do FC Porto disse ser o único jogador ''leonino'' que gostaria de ter no plantel do tricampeão nacional.
“Uma opinião de alguém com muitos anos de futebol, que tem um gosto pessoal por um jogador, mas não me parece mais que isso, apesar de haver uma final entre os dois clubes daqui a pouco tempo. Não afectará o João pois está bem onde está. É um elogio como tantos outros”, concluiu.