loading

Bwin Liga: Nacional consegue inédita goleada ao FC Porto no Dragão

O Nacional da Madeira impôs hoje ao irreconhecível tricampeão FC Porto uma pesada derrota por 3-0, com golos de Fábio Coentrão (2) e Juninho, em jogo da 29ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Dragão.

Bwin Liga: Nacional consegue inédita goleada ao FC Porto no Dragão

A formação insular, verdadeira “besta negra” dos portistas esta época, foi a única a somar por vitórias nos dois jogos disputados (1-0 e 0-3), e a vencer no Estádio do Dragão, onde o FC Porto tinha apenas sofrido um golo.

Com Lino e Mariano novamente no “onze” inicial, tal como na goleada em Guimarães (5-0), o FC Porto recebeu na despedida do seu público o Nacional, com a disposição de vingar uma das poucas derrotas sofridas na época.

A formação insular não se intimidou com os galões do já virtual tricampeão nacional e, ainda nos minutos iniciais, importunou a baliza de Helton através de um remate de Juliano Spadacio e dois cantos seguidos.

Em ritmo morno e sem imprimir grande velocidade, o FC Porto respondeu ao atrevimento do Nacional com uma dupla situação de perigo por Lisandro, aos 12 minutos, mas os remates saíram contra o corpo dos defesas contrários.

Uma “trivela” de Quaresma, aos 15 minutos, que o guarda-redes Rafael Bracalli interceptou, uma tentativa de cabeceamento do Lisandro, aos 16, e um remate sem direcção de Mariano, aos 19, mantiveram o Nacional em alerta.

Mas a formação insular emudeceu o estádio com o golo de Fábio Coentrão (0-1), aos 21 minutos, no aproveitamento de uma perda de bola no meio campo portista rentabilizada em golo com um remate cruzado.

Lucho, aos 28 minutos, cabeceou para defesa atenta de Bracalli, e o golo do empate esteve nos pés de Quaresma, aos 32, mas o remate errou por pouco a baliza do Nacional, para desespero do muito publico presente.

Aos 37 minutos, tirando partido das facilidades concedidas pela irreconhecível formação portista, o Nacional criou nova oportunidade de perigo para a baliza de Helton, mas o cabeceamento de Rodrigo saiu ao lado.

Já em período de compensação, o Nacional aumentou para 2-0 com novo golo de Fábio Coentrão (0-2), num rápido lance de contra-ataque finalizado com um monumental “chapéu” a Helton, que provocou um coro de assobios no Dragão.

O FC Porto, já com Farias em campo, por troca com Mariano, entrou a pressionar na segunda parte e provocou um verdadeiro sufoco na área do Nacional, através de situações de perigo por Lisandro, Quaresma e Lino.

O Nacional só aos 54 minutos conseguiu sacudir a pressão e chegar com muito perigo à baliza dos “dragões”, na conversão de um livre em posição frontal por Juliano Spadacio, que Helton sacudiu para canto.

Entre perdas de bolas e passes mal direccionados, o apático FC Porto provocou timidas situações de relativo perigo para a baliza do Nacional, nomeadamente por Quaresma, aos 65 minutos, e Lisandro, aos 70.

Aos 75 minutos, num dos muitos lances de contra-ataque da formação insular, o irrequieto Juliano Spadacio colocou à prova os reflexos do guarda-redes Helton, que hoje se apresentou algo nervoso.

Com o FC Porto balanceado para o ataque, na procura de um golo que pudesse atenuar o escândalo no Dragão, foi o Nacional a aumentar para 3-0 por Juninho, aos 93 minutos, num lance de contra-ataque que selou a partida.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?