O acidente no Canal da Mancha, ocorrido na madrugada de 21 de janeiro, quando um avião privado que transportava o jogador argentino Emiliano Sala se despenhou, é o mais recente de uma lista de desastres aéreos ligados ao futebol.
No avião seguiam o futebolista de 28 anos e o piloto, que viajavam de França o País de Gales, depois de Sala se ter despedido dos seus ex-colegas de equipa do Nantes, na sequência da transferência por 19 milhões de euros para o Cardiff, da Liga inglesa.
O avião desapareceu dos radares na madrugada de segunda-feira, quando sobrevoava o Canal da Mancha, e as autoridades deram hoje as buscas por terminadas três dias depois, considerando que as hipóteses sobrvivência eram extremamente remotas.
Cronologia dos maiores acidentes aéreos ligados ao futebol:
27 de outubro de 2018: O helicóptero em que viajava o presidente do clube inglês Leicester, o tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, despenhou-se no parque de estacionamento do King Power Stadium, em Leicester. Morreram os cinco ocupantes da aeronave.
28 de novembro de 2016: O avião em que viajava a equipa brasileira Chapecoense, para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional, despenhou-se a cerca de 50 quilómetros de Medellín. Morreram 71 pessoas, incluindo grande parte da equipa, a equipa técnica e jornalistas a bordo. Sobreviveram três jogadores, Neto, Alan Ruschel e Jakson Follmann.
27 de abril de 1993: Um avião da Força Aérea da Zâmbia, que se dirigia ao Senegal, caiu no mar pouco depois de uma escala técnica em Libreville, no Gabão. No acidente morreram os 30 ocupantes, incluindo 18 jogadores e os técnicos da seleção da Zâmbia de futebol que iam a bordo.
07 de junho de 1989: Um avião da companhia aérea do Suriname caiu quando se preparava para aterrar em Paramaribo (Suriname). Morreram 176 pessoas, entre as quais 15 futebolistas holandeses originários da antiga colónia da Holanda.
08 de dezembro de 1987: Um bimotor 7-727 caiu no mar perto da localidade peruana de Ventanilla, nas proximidades de Lima, com 53 pessoas a bordo. Só o piloto sobreviveu. Entre as vítimas estavam 16 futebolistas do Alianza Lima.
11 de agosto de 1979: Um avião russo embateu em outra aeronave, durante o voo entre Minsk e Tashkent, e morreram 178 pessoas, 17 da equipa de futebol Tashkent, do Uzbequistão.
26 de setembro de 1969: Um avião com elementos da equipa boliviana The Strongest caiu em Viloco, a 70 quilómetros a sul de La Paz, na cordilheira andina Tres Cruces. Morreram 74 pessoas, incluindo 17 jogadores.
03 de abril de 1961: Vinte e quatro mortos na queda de um avião nos Andes, a 350 quilómetros a sul de Santiago do Chile, em que viajava a equipa chilena Green Cross.
16 de julho de 1960: Oito jogadores da seleção dinamarquesa de futebol morreram num acidente na descolagem de um avião no aeroporto de Kastrup, em Copenhaga.
06 de fevereiro de 1958: Um avião em que viajava o Manchester United caiu em Munique, na Alemanha, e 23 pessoas morreram. Sete jogadores sobreviveram, entre eles, Bobby Charlton.
04 de maio de 1949: O avião em que a equipa do Torino regressava a casa, depois de disputar um jogo particular com o Benfica, em Lisboa, despenhou-se sobre o campanário da Basílica de Superga, em Turim, por causa da neblina. Morreram 31 pessoas, incluindo quase toda a equipa, jornalistas e dirigentes do clube.