loading

Euro2008: Scolari divulga lista que pode excluir «consagrados»

O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, divulga segunda-feira os 23 eleitos para o Euro2008 (07 a 29 de Junho, na Áustria e Suíça), numa lista que poderá não incluir todos os “consagrados”.

Euro2008: Scolari divulga lista que pode excluir «consagrados»
Futebol 365

Miguel, Petit, Maniche, Deco, Nuno Gomes e Hélder Postiga, entre outros, rubricaram épocas decepcionantes, colocando-se à mercê de “Felipão”, que está obrigado a “salvar” a maioria, pois não pode perder a base da equipa, mas pode deixar “cair” algum.

Quando fez as escolhas para o Euro2004 e o Mundial2006, Scolari elegeu sempre aqueles que, por si chamados, não o deixaram ficar mal, sendo que alguns, como Maniche, até elevaram o seu jogo, provando em campo que mereciam a oportunidade.

Pelo facto de serem jogadores polivalentes, entre outras coisas, Caneira, Miguel Veloso e João Moutinho também têm grandes hipóteses de entrar no lote dos 23, o que, a confirmar-se pode significar a exclusão de Raul Meireles e Jorge Ribeiro.

A inclusão do médio do FC Porto, em desfavor de Veloso, Moutinho ou mesmo Miguel, ou do esquerdino do Boavista, em vez de Miguel ou Caneira, também não seria, porém, uma surpresa, “palavra” nunca utilizada por Scolari nas anteriores escolhas.

Dos 35 jogadores utilizados na qualificação, o estratega Carlos Martins e o ponta-de-lança Makukula parecem ser os outros jogadores ainda com hipóteses, mesmo que mínimas.

Por seu lado, Tiago, excluído após a deslocação à Arménia (1-1 a 22 de Agosto), Jorge Andrade, vítima de nova lesão grave, Costinha, Nuno Valente, Ricardo Rocha, Tonel, Ricardo Costa, Manuel Fernandes, Hugo Viana e Duda perderam o “comboio” ao longo da qualificação.

No que respeita aos guarda-redes, o titular indiscutível Ricardo (Bétis) e Quim (Benfica), eterno suplente na “era” Scolari, nunca estiveram em dúvida, enquanto Rui Patrício (Sporting) ganhou a terceira vaga - de Moreira, em 2004, e Paulo Santos, após lesão de Bruno Vale, em 2006 - nos particulares pós apuramento.

Quanto ao lado direito da defesa, Bosingwa, autor de uma época sensacional no FC Porto, está certo e é o candidato principal ao “onze”, enquanto Miguel (Valência) é, futebolisticamente, a segunda opção, mas pode ser vítima de uma época demasiado conturbada.

Na esquerda, Jorge Ribeiro (Boavista), que actuou esta época a meio-campo, é a única solução de raiz, depois do adeus de Rui Jorge e de Nuno Valente ter sido encostado, mas pode perder para Paulo Ferreira (Chelsea), já confirmado por Scolari, e Caneira (Valência), sendo que poderá ser o beneficiado da possível “queda” de Miguel.

Para o centro da defesa, chegou a pensar-se que o brasileiro iria ter problemas de excesso, mas, com a lesão de Jorge Andrade, dissiparam-se as dúvidas para Ricardo Carvalho (Chelsea), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (FC Porto) e Fernando Meira (Estugarda).

O meio-campo será a grande “dor de cabeça” de Scolari, uma vez que Petit, Maniche e Deco, os habituais titulares, viveram uma época 2007/2008 muita atribulada, com sucessivas lesões e outros problemas, não rendendo o que está, claramente, ao seu alcance.

Ainda assim, o “trinco” do Benfica, sucessor de Costinha à frente da defesa, é insubstituível, face à sua capacidade de luta e de sofrimento, o jogador do Inter de Milão surge sempre ao mais alto nível nos grandes momentos (melhor marcador em fases finais na “era” Scolari) e o “cérebro” do FC Barcelona não tem concorrência.

Mesmo tendo em conta o que se passou em 2007/2008, a ausência de qualquer um dos elementos deste trio seria uma surpresa, pelo que restam, em princípio, apenas mais dois lugares: os “leões” Miguel Veloso e João Moutinho parecem ter ligeira vantagem, mas Raul Meireles (FC Porto) está na corrida e até podem ser chamados os três.

Mais à frente, as dúvidas parecem dissipadas, nomeadamente nos extremos, face à presença de quatro grandes “artistas”: Cristiano Ronaldo e Nani (ambos do Manchester United), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Simão (Atlético de Madrid).

Quanto aos pontas-de-lança, o “capitão” Nuno Gomes (Benfica) parece estar na “pole” para a titularidade, enquanto Hugo Almeida (Werder Bremen) e Hélder Postiga (Panathinaikos) deverão ser os restantes escolhidos, em detrimento de Makukula (Benfica).

A palavra final pertence a Luiz Felipe Scolari, que depois de ter levado Portugal à final do Euro2004 e às meias-finais do Mundial2006, vai dar em Viseu o que se pode considerar o “pontapé de saída” para a fase final do Euro2008, após uma sofrida qualificação.

Lista dos 25 principais candidatos aos 23 lugares:

- Guarda-redes: Ricardo (Bétis, Esp), Quim (Benfica) e Rui Patrício (Sporting).

- Defesas: Bosingwa (FC Porto), Miguel (Valência, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing), Caneira (Valência, Esp) e Jorge Ribeiro (Boavista).

- Médios: Petit (Benfica), Miguel Veloso (Sporting), Maniche (Inter de Milão, Ita), João Moutinho (Sporting), Deco (FC Barcelona, Esp) e Raul Meireles (FC Porto).

- Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Simão (Atlético de Madrid, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica), Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale) e Hélder Postiga (Panathinaikos, Gre).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?