loading

Bwin Liga: Benfica vence V. Setúbal na despedida de Rui Costa

O Benfica ficou hoje afastado da Liga dos Campeões da próxima época, apesar de ter vencido em casa o Vitória de Setúbal por 3-0, no último encontro da carreira futebolística de Rui Costa.

Bwin Liga: Benfica vence V. Setúbal na despedida de Rui Costa

Na 30ª e última jornada da Liga, os “encarnados” despediram-se da época 2007/2008 com a obrigação cumprida frente aos sadinos mas não tiveram a ajuda desejada de Boavista e Estrela da Amadora, que saíram derrotados frente ao Sporting (2-1) e Vitória de Guimarães (4-0), respectivamente.

Na última partida oficial do “maestro” Rui Costa, o Benfica terá que se contentar com a quarta posição do campeonato, perdendo os milhões da “Champions”, e vai disputar a Taça UEFA da próxima temporada.

Frente aos sadinos, Katsouranis (25 minutos), Cardozo (39) e Nuno Gomes (88) facturam para as “águias” mas foi Rui Costa o centro da atenções dos quase 55 mil adeptos que se deslocaram ao Estádio da Luz, numa despedida que culminou com a substituição do maestro a quatro minutos do fim.

No seu último jogo como treinador principal das “águias”, Fernando Chalana colocou o grego Katsouranis a meio-campo, no lugar do castigado Petit, e apostou numa dupla de centrais composta por Luisão e Edcarlos.

Na frente, Nuno Gomes e Óscar Cardozo formaram a habitual dupla de ataque, apoiados por Cristian Rodriguez e pelo “maestro” Rui Costa.

Por seu lado, Carlos Carvalhal, que também realizou a última partida ao comando dos sadinos antes de se mudar para o campeonato grego, fez descansar o defesa Auri, totalista esta temporada, e colocou no seu lugar o veterano Hugo.

Com um Estádio da Luz lotado para assistir à despedida de Rui Costa, o Benfica, numa altura em que o Boavista vencia o Sporting em Alvalade, começou a partida em cima da defesa sadina e assustou Eduardo por duas ocasiões, com Léo, primeiro, e o “maestro”, depois, a falharem o alvo, após duas boas jogadas.

Aos 23 minutos os “encarnados” ainda festejaram um golo de Nuno Gomes, mas o internacional português foi apanhado em fora-de-jogo.

Numa altura em que o Sporting já tinha dado a volta ao marcador em Alvalade, Katsoraunis, aos 25 minutos, colocou a formação de Chalana em vantagem com um bom remate de cabeça, após centro de Rui Costa na direita.

Em desvantagem, o Vitória de Setúbal tentou “pegar” mais no jogo, grande parte das vezes através de Cláudio Pitbull, mas o melhor que a equipa de Carvalhal conseguiu foi um cabeceamento de Filipe por cima da baliza de Quim, na sequência de um canto.

Aos 39 minutos, numa jogada iniciada pelo número “10” dos “encarnados”, Cardozo teve espaço à entrada da área sadina para executar o seu característico disparo com o pé esquerdo e colocou o Benfica a vencer por 2-0 e com esperança que ainda garantir um lugar na “Champions”.

Perto do intervalo, o Benfica perdeu Nelson, devido a lesão, depois do defesa ter protagonizado uma excelente arrancada pelo lado direito.

No regresso nos balneários, o guarda-redes do Vitória de Setúbal, com uma excelente saída aos pés de Nuno Gomes impediu o terceiro golo das “águias” e Rui Costa não conseguiu, na recarga, assinalar o ultimo tento da sua carreira.

O número “21” do Benfica voltou a confirmar a desinspiração dos últimos jogos, desta vez ao falhar o alvo quando estava a poucos metros da baliza de Eduardo e, minutos depois, a não conseguir bater o guardião sadino na recarga a um remate forte de Rui Costa.

Aos 86 minutos, Rui Costa foi substituído por Binya e, aos 36 anos, despediu-se definitivamente dos relvados, perante os aplausos, cânticos e algumas vénias dos adeptos “encarnados”.

Quando todas as atenções estavam viradas para o “maestro”, Nuno Gomes fechou o marcador a dois minutos do fim, aproveitando uma confusão na área sadina.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?