Rui Costa fez a assistência para o primeiro golo do Benfica diante o Vitória de Setúbal (3-0), aplaudiu e foi intensamente aplaudido hoje, na sua despedida dos relvados como jogador, na última jornada da Liga de futebol.
Na vitória do Benfica por 3-0 sobre os sadinos, com golos de Katsouranis, assistido pelo “10”, Óscar Cardozo e Nuno Gomes, Rui Costa rematou muito, à procura de um golo que o fizesse “brilhar”, ainda mais, na “sua festa”, no “seu palco” – Estádio da Luz –, sem que conseguisse bater o guarda-redes Eduardo.
Sempre que tocou na bola ou quando se aproximou dos adeptos “encarnados”, nomeadamente para a marcação de cantos, o “maestro” foi energicamente aplaudido pelos mais de 50 mil espectadores presentes no Estádio da Luz para assistirem ao último jogo da carreira de Rui Costa, que, invariavelmente, retribuiu os aplausos.
O momento alto da exibição do “maestro”, que hoje capitaneou o Benfica, ocorreu, aos 25 minutos, quando Rui Costa, na sequência de uma reposição de bola, assistiu o grego Katsouranis para o primeiro golo do Benfica frente ao Vitória de Setúbal.
“Rui Costa, amigo, os adeptos estão contigo”, foi um dos cânticos de incentivo ao “maestro” que ecoaram no Estádio da Luz, que chegou ao rubro, aos 86, quando Binya substituiu Rui Costa, que saiu sob aplausos de pé, a acenar ao público e depois de se despedir quase individualmente de cada jogador do “encarnado”, oferecendo a última sua camisa do Benfica ao seu pai, Vítor Costa.
“Obrigado maestro! Por ontem, por hoje e amanhã!” lia-se numa faixa colocada num dos topos das bancadas do Estádio da Luz, que apresentou diversas mensagens, centradas, sobretudo, na gratidão dos adeptos “encarnados” para com o número 10 do Benfica.
Aos 36 anos, Rui Costa despediu-se dos relvados como jogador e deverá ser apresentado oficialmente como o novo director desportivo do Benfica.
Antes do último jogo da carreira, Rui Costa recebeu a Medalha de Ouro da cidade de Lisboa, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, tendo o “maestro” retribuído com a sua habitual camisola número 10.
Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, ofereceu a Rui Costa uma peça única alusiva à carreira do jogador.
À entrada da equipa do Benfica para o aquecimento, foi estendida uma tarja gigante sobre uma das bancadas centrais com uma fotografia de Rui Costa e a mensagem “Obrigado Rui 10”, semelhante à disposta no círculo do meio-campo do relvado do Estádio da Luz.
O homenageado foi o protagonista de um vídeo transmitido nos ecrãs do Estádio da Luz, que compilou alguns momentos da carreira na selecção portuguesa, Fiorentina, AC Milan e Benfica e da vida pessoal de Rui Costa, intensamente saudado pelos espectadores.
Invariavelmente, Rui Costa retribuiu os aplausos do público, interrompendo, por diversas vezes, os exercícios de aquecimento que antecederam a partida frente ao Vitória de Setúbal, na última jornada da Liga, que marca a despedida do “maestro” dos relvados como jogador.
Também as 14 “cheerleaders” do Benfica ostentaram uma camisola com o rosto de Rui Costa, durante a habitual coreografia realizada antes e no intervalo dos jogos dos “encarnados” no Estádio da Luz.