O Zenit São Petersburgo procura quarta-feira juntar-se ao CSKA de Moscovo no lote de equipas russas que conquistaram a Taça UEFA em futebol, num jogo frente ao Glasgow Rangers, “carrasco” do Sporting na presente edição da prova.
Estreante em finais europeias, a equipa russa chega ao estádio City of Manchester, privada de uma das suas pedras fundamentais, o avançado Pavel Pogrebnyak, melhor marcador da prova, com 10 golos, a par de Luca Toni, mas moralizada pela vitória nas meias-finais frente ao favorito Bayern de Munique.
Pogrebnyak foi uma das figuras do encontro da segunda mão das “meias”, no qual os russos “cilindraram” o colosso germânico, esta época arredado da Liga dos Campeões, por 4-0, mas acabou por ver um cartão amarelo que o afastou da final.
Antes do embate com os bávaros, a equipa de São Petersburgo deixou pelo caminho outra formação germânica, o Bayer Leverkusen, que goleou por 4-1 na Alemanha, perdendo depois em casa por 1-0.
Nos “oitavos”, os russos, antepenúltimos no campeonato caseiro, “despacharam” os franceses do Marselha, depois de terem vencido os espanhóis do Villareal.
Em caso de vitória, a equipa de São Petersburgo junta-se ao CSKA no lote de formações russas que já conquistaram a Taça UEFA, depois de os moscovitas terem erguido o troféu no Estádio José Alvalade, em 2004/05, após uma vitória por 3-1 sobre o Sporting.
O Glasgow Rangers chega à final de Manchester com o “título” de equipa pouco goleadora, como provam os cinco tentos apontados em oito encontros.
Aliás, o resultado mais volumoso da formação escocesa (2-0) foi conseguido no estádio José Alvalade, no encontro da segunda mão dos “quartos”, que acabou por ditar o afastamento dos “leões”, que empataram sem golos em Glasgow.
Nas meias-finais, os comandados de Walter Smith averbaram dois “nulos” frente aos italianos da Fiorentina, acabando por ser mais felizes na lotaria das grandes penalidades (4-2).
Antes os escoceses afastaram os gregos do Panathinaikos, comandados por José Peseiro, e os alemães do Werder Bremen, onde alinha o internacional português Hugo Almeida.
Uma vitória do Rangers, cujo único troféu europeu é a Taça das Taças conquistada na época 1971/72, permitirá à Escócia entrar para o grupo de países com vitórias nas três competições da UEFA, no qual se inclui Portugal.
A Taça UEFA, que em 2002/03 foi conquistada pelo FC Porto, viajou nas duas últimas épocas para a sala de troféus do Sevilha.
A final, que será dirigida pelo sueco Peter Frojdfeldt, disputa-se quarta-feira, às 19:45, na “casa” do Manchester City, um estádio construído para os Jogos da Commonwealth de 2002.