A UEFA avaliará se o FC Porto tem condições para se inscrever na próxima edição da Liga dos Campeões depois de receber da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a lista de clubes portugueses qualificados para as competições europeias.
Um porta-voz da UEFA esclareceu à Agência Lusa que o organismo europeu já tem conhecimento da condenação do FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção, uma sentença da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais.
''Tivemos conhecimento dessa condenação por intermédio da FPF e dos meios próprios que dispomos'', confirmou o mesmo porta-voz, acrescentando que a inscrição do FC Porto só pode ser avaliada depois de recebida a lista de clubes da FPF, ''como dita o procedimento normal''.
Em causa está a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões - sobre o critério de admissões - que impede a inscrição de um clube que ''esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional''.
''Qualquer critério de admissão só será ponderado pela UEFA depois de recebida a lista de clubes da federação portuguesa. Cumprido esse requisito, poderemos então avaliar se o FC Porto tem ou não condições para se inscrever na Liga dos Campeões'', explicou o porta-voz da UEFA.