O veterano Pavel Nedved rejeitou em definitivo regressar à selecção do seu país e não figura na lista provisória de convocados da República Checa para o Euro2008 em futebol, divulgada hoje pelo seleccionador Karel Bruckner.
Além de Nedved, que comunicou a sua decisão a Bruckner na terça-feira, os adversários de Portugal no Grupo A do Euro2008 também não poderão contar com o médio do Arsenal Tomas Rosicky, lesionado no joelho direito.
''É definitivo desde ontem (terça-feira). Pavel confirmou a sua decisão em abandonar a carreira internacional'', revelou o técnico da selecção checa, que defronta Portugal a 11 de Junho, em Genebra.
Quanto à lista de convocados apresentada hoje, Bruckner frisou que este grupo de 23 jogadores pode ainda sofrer algumas alterações até 28 de Maio, último dia para as 16 selecções finalistas comunicarem a sua composição à UEFA.
''Não é de excluir a possibilidade de haver algumas alterações e considero mesmo que elas vão ocorrer'', admitiu Karel Bruckner.
Bruckner terá a possibilidade de fazer as últimas ''contas'' para a lista definitiva dos convocados no estágio previsto para Bad Kleinkircheim, na Áustria, entre 20 e 26 de Maio.
Antes de seguirem, a 02 de Junho, para o ''quartel-general'' no Euro2008, em Seefeld, também na Áustria, os checos disputarão, em Praga, dois jogos particulares, frente à Lituânia, a 27 de Maio, e Escócia, três dias depois.
A República Checa estreia-se no Euro2008, que se disputa entre 07 e 29 de Junho na Áustria e Suíça, diante a selecção helvética, no jogo de abertura do torneio, seguindo-se os embates com Portugal (11 de Junho) e Turquia (15 de Junho).
Lista provisória de convocados da República Checa:
- Guarda-redes: Petr Cech (Chelsea/Ing), Jaromir Blazek (Nuremberga/Ale) e Daniel Zitka (Anderlecht/Bel).
- Defesas: Zdenek Grygera (Juventus/Ita), Marek Jankulovski (AC Milan/Ita), Michal Kadlec (Sparta Praga), Radoslav Kovac (Spartak Moscovo/Rus), Zdenek Pospech (FC Copenhaga/Din), David Rozenhal (Lázio/Ita), Tomas Sivok (Sparta Praga) e Tomas Ujfalusi (Fiorentina/Ita).
- Médios: Tomas Galasek (Nuremberga/Ale), David Jarolim (Hamburgo/Ale), Marek Matejovsky (Reading/Ing), Jaroslav Plasil (Osasuna/Esp), Daniel Pudil (Slavia Praga), Jan Polak (Anderlecht/Bel), Libor Sionko (FC Copenhaga/Din) e Stanislav Vlcek (Anderlecht/Bel).
- Avançados: Milan Baros (Portsmouth/Ing), Martin Fenin (Eintracht Frankfurt/Ale), Jan Koller (Nuremberga/Ale) e Vaclav Sverkos (Banik Ostrava).