O técnico italiano Giovanni Trappatoni, actual seleccionador da República da Irlanda, afirmou hoje em Lagos, onde se encontra a estagiar com a equipa irlandesa, ''não estranhar'' o quarto lugar do Benfica na Liga portuguesa de futebol.
O último treinador que levou os ''encarnados'' ao título de campeões, época 2004-05, revelou não ter estranhado o quarto lugar com que o Benfica terminou esta temporada, mas adianta que o facto o deixa triste.
''Não estranho, mas lamento e fico triste porque se trata de um clube que gosto muito, deixa boas recordações e com o qual fui campeão'', afirmou.
Trappatoni avançou que a situação é ''normal'' quando uma equipa vende muitos jogadores, afirmando que foi o que se passou com o Benfica ''logo após ter sido campeão''.
O técnico explicou ainda que ''leva algum tempo depois a formar-se um conjunto forte que consiga bater-se de igual para igual com adversários que mantém alguns anos a mesma estrutura''.
Para ''a velha raposa'' é essencial para um treinador ter o apoio da direcção, reconhecendo que sempre o teve enquanto esteve aos comandos dos ''encarnados''.
''Sempre tive o apoio de Luís Filipe Vieira e de José Veiga. Foi isso que foi a base essencial, além do empenho da equipa para ter o êxito que teve'', sublinhou.
Trappatoni desejou ainda felicidades a Rui Costa nas suas novas funções, salientando que se trata de uma ''pessoa que admira muito'', um ''excelente homem e profissional'', e que está convencido que irá ser um ''bom dirigente do grande clube que é o Benfica''.
Em relação aos nomes falados para orientar o Benfica para a próxima época, nomeadamente o espanhol Quique Flores, Trapattoni voltou a afirmar que um treinador ''só pode ser campeão tendo o apoio da direcção'', revelando que se trata de um ''grande profissional'' e que poderá ser ''uma mais valia''.
Trapattoni, que assumiu o comando da selecção da Republica da Irlanda no início de Maio, estará no Algarve cerca de uma semana naquele que é o seu primeiro estágio com a equipa irlandesa tendo pela frente o desafio de qualificá-la para o Mundial de 2012.