O Werder Bremer, onde alinha o português Hugo Almeida, garantiu hoje o acesso directo à Liga dos Campeões de futebol, na 34ª e última jornada da ''Bundesliga'', ronda que assinalou a despedida dos relvados do guarda-redes Oliver Kahn.
Em Leverkusen, o Werder Bremen, com Hugo Almeida a titular, bateu o Bayer por 1-0, com um golo do sueco Markus Rosenberg aos 57 minutos, e terminou o campeonato alemão na segunda posição, lugar que concede a tão desejada participação na ''Champions''.
Com este triunfo, a formação do Bremen atirou para a terceira posição o Schalke 04, carrasco do FC Porto na Liga ''milionária'' desta época, que assim vai ter que jogar a terceira pré-eliminatória da prova.
Uma vitória por 2-0, com um ''bis'' do defesa brasileiro Bordon, confirmou a despromoção do Nuremberga mas não foi suficiente para colocar directamente o Schalke 04 na ''Champions''.
Com o 21ª título de campeão alemão da sua história já garantido, o Bayern de Munique recebeu e goleou o Hertha de Berlim por 4-1, com o italiano Luca Toni, melhor marcador da ''Bundesliga'' com 24 golos, em destaque ao completar um hat-trick.
Na Allianz Arena, o guardião dos bávaros Oliver Kahn despediu-se do futebol profissional aos 38 anos e ajudou o Bayern a ser a equipa da história da Liga alemã a sofrer menos golos numa temporada (21).
O antigo internacional germânico foi substituído a sete minutos do final da partida e recebeu uma ovação de cerca de 70.000 pessoas, num encontro que também marcou o adeus do técnico Otmar Hitzfeld, que depois do Euro2008 vai comandar a selecção suíça.
Na luta pelo acesso à Taça UEFA, o Wolfsburgo, com o português Ricardo Costa a alinhar os 90 minutos, venceu no campo do Borussia Dortmund por 4-2 e garantiu um lugar na prova, assim como o Hamburgo que, em casa, ''cilindrou'' o Karlsruhe por 7-0.
Por seu lado, o Estugarda, ainda sem Fernando Meira, não além de um empate (2-2) caseiro com o Arminina Bielfeld e terá agora que disputar a Taça Intertoto para poder garantir um lugar nas competições europeias da próxima época.
O Nuremberga, o Duisburgo e o Hansa Rostock foram despromovidos à segunda divisão alemã.