Declarações de Abel Ferreira, treinador do Sporting de Braga, após a vitória sobre o Rio Ave (2-1), da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputada hoje no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
«A aculturação de uma mentalidade de vitória de forma consistente leva tempo. No final do jogo, viram o festejo de muito trabalho, de uma semana difícil, em que tivemos de lembrar as bases que nos fizeram ser uma equipa competitiva, de rendimento e alta finalização durante grande parte da época. Saber lidar com a adversidade ajuda-nos a crescer.
Quando analisamos o Braga dos últimos três jogos, vê-se que sofremos golos num livre, num canto. Tudo isto são situações que fazem parte do jogo. Independente do resultado, queremos chegar ao fim do jogo com a consciência de que superámos os nossos limites técnicos, físicos, táticos e mentais.
Não estamos a atravessar um bom momento, mas a confiança passa por aquilo que cada um tem de fazer no jogo. Há um caminho a percorrer e uma das nossas funções é iludir os adeptos através de uma forma de jogar. Gostamos de desafios ambiciosos, mas realistas.
O jogo só acaba quando o árbitro apita e até lá temos várias vicissitudes para ultrapassar. Estes jogadores estão de parabéns porque desde a primeira parte até ao último segundo mantiveram o foco. Foi um jogo que nos correu bem, com uma vitória inteiramente justa».