O avançado David Trezeguet, autor do “golo de ouro” que valeu o título à França em 2000 (2-1 à Itália), ficou hoje fora da lista dos 30 pré-convocados da selecção gaulesa de futebol para o Euro2008.
Autor de 20 golos no campeonato italiano, ao serviço da Juventus, Trezeguet conta 34 tentos em 71 internacionalizações pela França, sendo que, na final do Mundial2006, foi o único jogador a falhar no desempate por grandes penalidades (5-3 para a Itália).
“É uma decisão organizacional. Temos quatro ou cinco pontas-de-lança e é preciso fazer escolhas”, explicou o seleccionador gaulês, Raymond Domenech.
A maior surpresa entre os eleitos - a 28 de Maio, Domenech anuncia os sete nomes que saem da lista - é o avançado Dafetimbi Gomis, do Saint-Etienne, que nunca tinha sido convocado.
“Marcou muitos golos esta época (16 no campeonato francês) e tenho-o observado há algum tempo”, disse Domenech.
No que respeita a ausências, e além da de Trezeguet, destaque para as dos médios Mathieu Valbuena (Marselha) e Jerome Rothen (Paris Saint-Germain).
“Nunca é fácil fazer uma lista. Quando se escolhe, é forçoso deixar jogadores de fora”, afirmou o seleccionador gaulês, acrescentando: “sei o que um jogador sente quando fica de fora”.
Antes de partir para o Europeu (04 de Junho), a França cumpre três particulares, frente a Equador (27 de Maio, em Grenoble), Paraguai (31, em Toulouse) e Colômbia (03 de Junho, no Stade de France, em Saint-Denis, Paris).
Na primeira fase do campeonato da Europa (07 a 29 de Junho), a França está inserida no “grupo de morte”, juntamente com Roménia (09 de Junho, em Zurique), Holanda (13, em Berna) e Itália (17, em Zurique).
Lista dos 30 pré-convocados de França:
- Guarda-redes: Gregory Coupet (Lyon), Mickael Landreau (Paris Saint-Germain), Sebastien Frey (Fiorentina, Ita) e Steve Mandanda (Marselha).
- Defesas: Eric Abidal (FC Barcelona, Esp), Jean-Alain Boumsong (Lyon), Francois Clerc (Lyon), Julien Escude (Sevilha, Esp), Patrice Evra (Manchester United, Ing), William Gallas (Arsenal, Ing), Philippe Mexes (AS Roma, Ita), Willy Sagnol (Bayern Munique, Ale), Sebastien Squillaci (Lyon) e Lilian Thuram (FC Barcelona, Esp).
- Médios: Alou Diarra (Bordéus), Lassana Diarra (Portsmouth, Ing), Mathieu Flamini (Arsenal), Claude Makelele (Chelsea, Ing), Jeremy Toulalan (Lyon), Patrick Vieira (Inter de Milão, Ita) e Samir Nasri (Marselha).
- Avançados: Nicolas Anelka (Chelsea, Ing), Hatem Ben Arfa (Lyon), Karim Benzema (Lyon), Djibril Cisse (Marselha), Bafetimbi Gomis (Saint-Etienne), Sidney Govou (Lyon), Thierry Henry (FC Barcelona, Esp), Franck Ribery (Bayern Munique, Ale) e Florent Malouda (Chelsea, Ing).