loading

Cristiano Ronaldo «virtual» vencedor da «Bota de Ouro»

O extremo português Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United, conquistou hoje “virtualmente” a “Bota de Ouro” de 2007/2008, com o final dos campeonatos de Itália e Espanha e um dia depois de também terminar na Alemanha e França.

Cristiano Ronaldo «virtual» vencedor da «Bota de Ouro»
Futebol 365

» Os jogos de Cristiano Ronaldo

Concluídos estes campeonatos, o “7” do bicampeão United, autor de 31 golos na Premiership, ficou, praticamente sem adversários, pois o mais próximo, entre os que ainda estão a disputar os respectivos campeonatos, é o australiano Scott McDonald (Celtic).

O avançado dos católicos só tem, no entanto, um encontro por cumprir no campeonato escocês e, como tem menos seis golos do que Ronaldo e os seus tentos só valem 1,5 pontos – contra os 2,0 em Inglaterra -, precisaria de marcar... 17 golos ao Dundee United.

Ronaldo vai, assim, tornar-se o primeiro extremo a vencer este prémio, cuja edição número um foi ganha na época 1967/68 pelo “rei” Eusébio da Silva Ferreira, jogador do Benfica, com um total de 43 golos. O “pantera negra” viria a “bisar” em 1972/73 (40 golos).

Por seu lado, o portista Fernando Gomes é o outro jogador luso que já conquistou o troféu, também em duas ocasiões: em 1982/83, com 36 golos, e em 84/85, com 39.

O argentino Hector Yazalde (Sporting), com 46 golos em 1972/73, e o brasileiro Mário Jardel, com 36 em 1998/99, ao serviço do FC Porto, e 42 em 2001/2002, pelos “leões”, foram os restantes jogadores do campeonato luso que venceram a “Bota de Ouro”.

O internacional luso vai escrever história em termos de golos e apode cumular o troféu dos goleadores com o da “Bola de Ouro” - melhor jogador do ano -, troféu em que parece não ter concorrência, tão “enormes” têm sido as suas actuações, jogo após jogo.

Caso consiga vencer os dois troféus, o “7” do United igualará duas “lendas” do futebol, o alemão Gerd Müller e o brasileiro Ronaldo, os dois melhores marcadores da história dos Mundiais e os únicos a lograr tal feito no mesmo ano, em 1970 e 1997, respectivamente.

Cristiano Ronaldo começou e acabou a época em solo inglês com a conquista de títulos – primeiro a Supertaça e depois o campeonato – e ainda pode arrebatar a Liga dos Campeões (disputa quarta-feira a sua primeira final, face ao Chelsea) e brilhar no Euro2008, com Portugal.

Na edição 2007/2008 da Liga inglesa, o “7” do United logrou o primeiro “hat-trick” da carreira, na goleada ao Newcastle (6-0 a 12 de Janeiro, à 22ª jornada) e “bisou” em oito ocasiões, face a Wigan, Blackurn, Fulham, Everton, Portsmouth, Newcastle, Bolton e West Ham.

O extremo luso, que só começou a facturar à oitava ronda e esteve seis consecutivas sempre a “facturar” (da 30ª à 34ª, com a 29ª pelo meio), marcou golos em mais 12 jornadas, o que significa que ficou em “branco” em apenas 13 dos 34 encontros disputados.

Em 2008, Cristiano Ronaldo tem mesmo a impressionante média de um golo por encontro (18 em 18) e apenas seis jogos sem marcar, dois deles com menos de 30 minutos disputados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?