A Noruega conquistou hoje a 26.ª edição da Algarve Cup de futebol feminino ao bater a Polónia de forma clara (3-0), em jogo disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal, concelho de Lagoa.
Com golos de Isabell Herlovsen (24 minutos), Caroline Hansen (65) e Karina Saevik (74), a seleção norueguesa, que prepara a participação no Mundial que se disputa em França, entre 07 de junho e 07 de julho, somou o seu quinto título no historial da competição, depois de ter vencido quatro das cinco primeiras edições, entre 1994 e 1998.
A Noruega, vencedora do Grupo C na fase inicial da competição e 13.ª do ‘ranking' da FIFA, confirmou o seu estatuto de favorita frente à Polónia, a seleção com o pior ‘ranking' do torneio (34.ª) que surpreendeu ao vencer o Grupo B, dez anos depois da última presença no Algarve, onde tinha como melhor prestação o 11.º lugar (2008 e 2009).
As escandinavas assumiram o domínio da partida praticamente desde o minuto inicial, mostrando agressividade na pressão a meio-campo e melhores processos ofensivos, que geraram uma série de ocasiões na primeira parte.
Caroline Hansen foi a primeira jogadora a criar perigo, num remate evitado por Katarzyna Kiedrzynek (11 minutos), antes de chegar o primeiro golo, num desvio certeiro de Isabell Herlovsen após cruzamento da esquerda (24).
Pouco depois, aos 27, Vilde Risa esteve perto do segundo golo, atirando à barra, e aos 29, na única ameaça polaca à baliza norueguesa, Julia Matuschewski atirou ao poste, na marcação de um livre direto.
Até ao intervalo, a Noruega manteve a intensa pressão sobre a defensiva polaca, mas não conseguiu ultrapassar a guardiã contrária, que somou duas excelentes defesas em ocasiões de Caroline Hansen (32) e Lisa-Marie Utland (44).
No segundo tempo, apesar de o ritmo imposto pelas norueguesas ter caído, a equipa orientada por Martin Sjögren manteve-se superior, elevando a contagem aos 66 minutos, por Caroline Hansen, que surgiu isolada e não desperdiçou.
Já perante uma Polónia totalmente desmotivada, aos 74 minutos Karina Saevik atirou ao poste e, na sequência do lance, após um canto, cabeceou para o terceiro golo das norueguesas.
Até ao apito final, a Noruega podia ter construído um resultado mais desnivelado, mas Caroline Hansen desperdiçou uma grande penalidade, atirando à barra, aos 78 minutos, Isabell Herlovsen falhou uma ocasião flagrante dentro da área (80) e Hansen somou mais um remate aos ‘ferros' (90+2).