O basco Unai Emery, ex-treinador do Almeria, foi hoje anunciado como o novo responsável técnico do Valência, onde alinham os futebolistas internacionais portugueses Miguel e Caneira, num acordo válido por duas épocas.
''O Valência CF chegou a um acordo com Unai Emery segundo o qual ele será, a partir de 01 de Julho, o novo treinador da equipa principal nas duas próximas temporadas'', lê-se num comunicado do clube ''che''.
Nas duas últimas épocas, Emery, de 36 anos, alcançou a promoção à principal Liga espanhola, com o segundo lugar do escalão secundário em 2007, e classificou-se na última temporada no oitavo posto.
O Valência, campeão espanhol em 2002 e em 2004, vencedor da Taça UEFA em 2004 e finalista da Liga dos Campeões em 2000 e em 2001, falhou esta temporada o apuramento para a ''Champions'' ao terminar o campeonato no 10º lugar.
Ainda assim, a equipa valenciana alcançou um lugar na Taça UEFA 2008/09 graças ao triunfo na Taça do Rei de Espanha.
Emery será o quinto treinador do clube no último ano, seguindo-se ao interino Salvador ''Voro'', o qual substituira o antigo técnico do Benfica, o holandês Ronald Koeman.
Antes de Koeman, o lugar principal no banco de suplentes foi ocupado por Oscar Fernandez, treinador das reservas, depois da dispensa de Quique Flores - alegadamente em negociações com o Benfica -, que cumpria então a terceira temporada ao serviço do Valência.