A norte-americana Mikaela Shiffrin venceu hoje o globo de cristal de slalom gigante, juntando-o às conquistas em supergigante, slalom e do grande globo de cristal.
Shiffrin, a quem bastava o 15.º lugar, na prova de slalom gigante na etapa andorrenha da taça do mundo, venceu em Soldeu, impondo-se à neozelandesa Alice Robinson e à eslovaca Petra Vlhova.
A norte-americana, que completou 24 anos esta semana, voltou a reforçar o recorde de vitórias em taças do mundo na mesma temporada, ao somar 17 títulos, um dia depois de ter vencido a prova de slalom.
Há pouco menos de uma semana, Shiffrin tinha feito cair o recorde de 15 triunfos numa temporada, tanto em masculinos como em femininos, que pertencia à suíça Vreni Schneider desde a época 1988/89, ao triunfar na prova de slalom na estância checa de Spindleruv Mlyin.
Com a vitória de hoje, Shiffrin igualou a sua compatriota Lindsey Vonn, que arrecadou quatro troféus em 2010 e 2012, e a eslovena Tina Maze, que conseguiu o feito em 2013.
A duas vezes campeã olímpica, em slalom em 2014 e slalom gigante em 2018, soma 60 vitórias em taças do mundo, tornando-se na quinta esquiadora com mais triunfos, a 26 da recordista, a sueca Ingemar Stenmark.