A Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA deverá tomar uma deliberação definitiva sobre a presença do FC Porto nas competições europeias da época 2008/09 ''durante o mês de Junho'', avançou hoje à Agência Lusa fonte do organismo.
Tal como já tinha adiantado segunda-feira o director de comunicação da UEFA, William Gaillard, a Comissão de Controlo e Disciplina não tem fixado qualquer prazo para tomar uma decisão, embora ela deva ser conhecida já durante o próximo mês.
''Não podemos, neste momento, adivinhar uma data para a deliberação. No entanto, é possível que ela seja conhecida já durante o mês de Junho'', esclareceu à Lusa a mesma fonte da UEFA.
Na segunda-feira, William Gaillard tinha também confirmado à Lusa que a Comissão de Controlo e Disciplina já estava a analisar toda a documentação enviada pela Federação Portuguesa de Futebol sobre a condenação do FC Porto por dois actos de tentativa de corrupção.
''Tal como a UEFA solicitou, a Federação Portuguesa de Futebol disponibilizou todos os documentos relativos à condenação do FC Porto, que já estão a ser analisados pela Comissão de Controlo de Disciplina'', revelou William Gaillard na altura, recusando, porém, avançar com uma data para a decisão final deste caso.
Em causa, está a possibilidade de o FC Porto ser impedido de participar na Liga dos Campeões, por ter sido condenado por dois actos de tentativa de corrupção, uma sentença da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões impede a inscrição de um clube que ''esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional''.