O futebolista Hélder Postiga vai representar o Sporting nas próximas três temporadas, num negócio que custou aos ''leões'' 2,5 milhões de euros, segundo o comunicado enviado hoje pelo clube à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM).
O Sporting pagará a referida verba, correspondente a 50 por cento dos direitos desportivos, ao FC Porto, detentor do passe do internacional português, que em Janeiro foi emprestado aos gregos do Panathinaikos.
O acordo, que também foi comunicado pelo FC Porto à CMVM, prevê que em caso de eventual futura transferência de Postiga, os ''dragões'' recebam 50 por cento dos direitos económicos que daí decorram, cláusula que poderá extinguir-se mediante o pagamento de 2,5 ME pelos ''leões''.
Como contrapartida adicional, o acordo prevê o ingresso do jogador Diogo Filipe Viana nos escalões de formação do FC Porto, mantendo o Sporting 50 por cento dos direitos desportivos, em caso de eventual transferência.
O contrato do internacional português com o Sporting é válido por três épocas, com uma quarta de opção, e fixa uma cláusula de rescisão de 20 ME.
Hélder Postiga, 25 anos, representou o FC Porto entre as épocas de 1999/2000 e 2002/03, tendo ingressado depois nos ingleses do Tottenham.
Na época 2004/05 regressou ao FC Porto, para na temporada seguinte ser emprestado aos franceses do Saint-Etienne.
Postiga, uma dos 23 jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para o Euro2008, regressou, de novo, ao FC Porto em 2006/07, sendo emprestado em Janeiro último à equipa grega.
Ao serviço do FC Porto, o jogador conquistou quatro títulos de campeão nacional, uma Taça de Portugal e uma Taça UEFA.
O avançado estreou-se com a camisola das ''quinas'' em Fevereiro de 2003, conta com 32 internacionalizações AA e já apontou 10 golos.