A decisão do Comité de Controlo e Disciplina da UEFA sobre a presença do FC Porto na Liga dos Campeões da próxima época deverá ser conhecida ao princípio da tarde de quarta-feira.
''O Comité reúne de manhã, pelo que é bastante provável que ao início da tarde seja já conhecida a deliberação'', avançou à Agência Lusa um porta-voz da UEFA.
O mesmo porta-voz desconhecia, porém, se estava prevista a distribuição de alguma nota de imprensa sobre o assunto, remetendo para quarta-feira uma decisão sobre a forma como será divulgada a deliberação do Comité de Disciplina.
Segundo o mesmo responsável, parece praticamente descartada a hipótese de convocar os jornalistas para uma conferência de imprensa ou mesmo delegar num elemento do gabinete de imprensa da UEFA a responsabilidade de prestar esclarecimentos aos jornalistas que eventualmente se deslocarem à sede do organismo, em Nyon (Suíça).
''Não está prevista qualquer iniciativa nesse sentido'', esclareceu o porta-voz da UEFA.
Em causa está a possibilidade de o FC Porto ser impedido de participar na Liga dos Campeões, por ter sido condenado por dois actos de tentativa de corrupção, uma sentença da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais e que pode colidir com um dos critérios de admissão da UEFA para as competições europeias de clubes.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões impede a inscrição de um clube que ''esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional''.
Caso a deliberação prevista para esta quarta-feira determine uma eventual exclusão do FC Porto das competições europeias, o clube português tem ainda possibilidade de recorrer para a Comissão de Apelo da UEFA.
Se a Comissão de Apelo da UEFA mantiver a decisão, o clube português tem ainda possibilidade de recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto, a mais alta instância desportiva.