A vitória do Sporting permite-lhe aguardar o desfecho do jogo entre Braga e Benfica com a terceira posição na liga portuguesa de futebol segura, enquanto o Desportivo das Aves ganhou novo fôlego na luta pela permanência.
Com os três pontos conquistados em casa frente ao Vitória de Guimarães na vitória por dois golos sem resposta, os 'leões' seguem agora com 70 pontos, cinco abaixo do Benfica e seis acima do Braga, equipas que se defrontam no domingo.
Já os vitorianos ficam com 45 pontos, perdendo 'gás' na luta pelo acesso à Liga Europa, já que o Moreirense, que segue imediatamente à sua frente, conta com 49 mas tem menos um jogo (desloca-se no domingo ao terreno do Boavista).
Raphinha (39) e Luiz Phellype (51) marcaram os golos dos ‘leões’, que somaram o oitavo triunfo consecutivo na I Liga.
O Desportivo das Aves está no décimo posto, depois da vitória caseira por 3-0 frente ao Belenenses (7.º classificado), e praticamente garantiu a manutenção na principal divisão do campeonato luso.
Nos outros jogos do dia, o Santa Clara e o Vitória de Setúbal, nono e décimo segundo classificados, respetivamente, empataram a zero e continuam longe dos fantasmas da despromoção. E o Portimonense bateu o 'lanterna vermelha' e já despromovido Feirense (1-0) e ocupa o décimo primeiro posto da tabela com 36 pontos.
O Porto está neste momento na liderança da Liga, com 76 pontos, mais um do que o Benfica que tem a oportunidade de ultrapassar o rival caso vença o seu encontro de domingo contra os 'guerreiros' do Minho.