O Presidente do Benfica Futebol SAD recusou hoje comentar a exclusão do FC Porto da próxima edição da Liga dos Campeões, remetendo a reacção para o comunicado entretanto publicado no sítio da Internet dos ''encarnados''.
A Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu-se hoje pela não admissão do FC Porto ''na Liga dos campeões de 2008/2009 após analisar matéria envolvendo alegado suborno a árbitros da Liga portuguesa em 2003/2004''.
''Não tenho nada a dizer'', declarou Luís Filipe Vieira à Agência Lusa instado a comentar a deliberação da UEFA, com base da decisão da Liga portuguesa de punir o FC Porto com dedução de seis pontos por dois actos de tentativa de corrupção.
O Presidente do Benfica respondia à Lusa momentos antes de um jantar na Costa de Caparica para assinalar a apresentação de um blogue sobre o clube ''encarnado'' intitulado ''Novo Benfica''.
Escusou-se igualmente a comentar a ''surpresa'' expressa hoje pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, à decisão da UEFA que assim penaliza os ''dragões'' na próxima edição da ''Champions''.
Ficou também sem resposta a pergunta a uma eventual alteração à política do clube em relação ao plantel, uma vez que a manter-se a decisão de hoje (exclusão do FC Porto) o Benfica inicia as competições internacionais um mês mais cedo.
''O Sport Lisboa e Benfica tomou conhecimento da decisão da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA e das suas implicações. A preparação da nova época será feita de forma independente em relação à competição europeia em que o clube vier a ser integrado na próxima temporada, aguardando, nesta fase, pela conclusão do processo nas instâncias próprias da UEFA'', lê-se no comunicado do Benfica.
Com a eventual exclusão do tricampeão nacional, o Benfica, que terminou a Liga Portuguesa no quarto lugar, passará da Taça UEFA para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A primeira mão da ''Champions'' será disputada a 12 e 13 de Agosto, enquanto a primeira eliminatória da Taça UEFA - competição europeia em que o clube estava integrado - se disputa a 18 de Setembro.