O Benfica assumirá a condição de quarto cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em futebol, escapando a alguns ''gigantes'' europeus, caso se confirme a exclusão do FC Porto da prova.
Se o afastamento do tricampeões nacionais, deliberado quarta-feira pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, for confirmado após recurso, as duas vagas directas para a fase de grupos ficarão reservadas a Sporting e Vitória de Guimarães, enquanto o Benfica entrará na terceira pré-eliminatória.
Neste cenário, e como tem o quarto melhor coeficiente entre os 32 clubes que integram a lista para a terceira pré-eliminatória da próxima Liga dos Campeões, o Benfica usufruirá do estatuto de cabeça-de-série, ''escapando'' a clubes como o Liverpool, FC Barcelona, Arsenal ou Juventus.
No entanto, o Benfica poderá, mesmo assim, cruzar-se com algumas equipas incómodas, como o Spartak de Moscovo, que perderá a condição de cabeça-de-série com a entrada dos ''encarnados'', Atlético de Madrid, Dínamo de Kiev ou Galatasaray.
O Spartak de Moscovo já manifestou a sua preocupação pela exclusão do FC Porto por, precisamente, perder as ''regalias'' de cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória, um cenário que se mantém caso o Steaua de Bucareste tenha o mesmo destino dos ''dragões''.
O clube romeno, que assegurou a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o segundo lugar no campeonato, atrás do Cluj, acaba de ser condenado por corrupção, o que lhe valeu uma dedução de sete pontos.
O castigo no campeonato não comprometeu, porém, o segundo lugar na tabela, já que, originalmente, o Steaua acabou a prova com mais 14 pontos que o terceiro classificado, o Rapid de Bucareste, o novo clube do técnico português José Peseiro.
Caso a UEFA também exclua o Steaua de Bucareste da Liga dos Campeões, o Rapid de Bucareste seguirá o mesmo caminho previsto para o Benfica e colocar-se-á também entre os 16 cabeças-de-série, pois tem melhor coeficiente (41,398) que o 17º clube na lista da terceira pré-eliminatória, precisamente o Spartak de Moscovo (40,437).
Se passar esta última eliminatória, o Benfica juntar-se-á ao Sporting no segundo dos quatro potes para o sorteio da fase de grupos, onde figuram outros ''grandes'' da Europa, como o Bayern de Munique ou a AS Roma.
Já o Vitória de Guimarães, que não seria cabeça-de-série se entrasse na terceira pré-eliminatória, passará a figurar no quarto e último pote, onde está apenas confirmada uma equipa, o Cluj, já que as restantes terão ainda de passar pelo ''crivo'' das pré-eliminatórias.