loading

Europeu 2008: Alemanha quer provar favoritismo, Croácia e Polónia lutam por uma vaga

O Grupo B do Euro2008 de futebol arranca hoje com o claro favoritismo da Alemanha, enquanto Croácia e a estreante Polónia lutam pela segunda vaga nos ''quartos'', que a modesta co-anfitriã Áustria nem ousa sonhar.

Após os esperados triunfos de Portugal (2-0 à Turquia) e República Checa (1-0 à também co-organizadora Suíça), no Grupo A, chega a vez de os tricampeões europeus alemães (1972, 1980 e 1996) mostrarem o que valem frente à Polónia (19:45, horas de Lisboa), tentando esquecer os fracassos de 2000 e 2004, em que se ficaram pela primeira fase.

A missão não será, contudo, fácil, pois o vizinho e rival polaco, que chega pela primeira vez à fase final, pelas mãos do herói holandês Leo Beenhakker, venceu o grupo de apuramento que incluía Portugal, a quem ganhou em casa e empatou em Lisboa.

Organização, rigor táctico, pragmatismo e consistência ofensiva são qualidades que voltam a tornar a Alemanha poderosa, enquanto do lado oposto está uma equipa sólida e muito determinada a surpreender, mesmo sem estrelas internacionais ou capacidade técnica acima da média.

A Áustria, a mais fraca das 16 selecções finalistas, que se estreia em Europeus pelo facto de co-organizar o torneio com a Suíça, pouco mais ambiciona do que evitar envergonhar o país, pois os seus resultados têm sido paupérrimos e os adversários são claramente de outro ''campeonato''.

Em Viena, a Áustria defronta a Croácia, que promete continuar consistente e com futebol vistoso, assumindo-se como forte candidata a lugar de destaque na prova, mesmo sem o lesionado Eduardo Silva, a estrela goleadora.

A primeira jornada do Grupo B tem a particularidade de os polacos Miroslav Klose, Lukas Podolski e Piotr Trochowski jogarem pela Alemanha e de o croata Ivica Vastic alinhar pela Áustria.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?