O suíço Roger Federer estreou-se com uma vitória no Masters 1000 de Madrid, nesta terça-feira no regresso aos jogos em terra-batida, derrotando com autoridade o francês Richard Gasquet, 6-2, 6-3.
O número 3 do mundo só precisou de 52 minutos para eliminar o francês, mostrando que não se esqueceu de como jogar em terra-batida, superfície em que não disputava uma partida do circuito ATP desde 2016.
Federer, campeão em Madrid em 2006 (quando o torneio era disputado em piso sintético), 2009 e 2012 (já em terra-batida), apostou no jogo de serviço para dominar Gasquet.
"Esta noite foi muito especial para mim. Fiquei um pouco nervoso antes do jogo, mas é algo normal e consegui fazer uma boa partida", comemorou o suíço após o duelo.
Na próxima ronda, Federer vai defrontar o vencedor do confronto entre o francês Gael Monfils e o húngaro Marton Fuscovics.
Mais cedo, quem também se estreou diretamente na segunda ronda e avançou de fase foi o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, que eliminou o americano Taylor Fritz (57º), 6-4, 6-2, em apenas uma hora de jogo.
Nos oitavos de final, Djokovic enfrentará o vencedor do confronto entre o argentino Diego Schwartzman e o francês Jeremy Chardy.
Após ganhar o terceiro Grand Slam consecutivo no Open da Austrália, em janeiro, Djokovic viu o seu rendimento cair nos últimos meses, perdendo na terceira ronda de Indian Welles, nos oitavos em Miami e nos quartos em Monte Carlo.
Outro destaque do dia na capital espanhola foi a vitória do local David Ferrer, veterano tenista que disputa o seu último torneio antes de se reformar.
Ferrer, 37 anos, superou o compatriota Roberto Bautista Agut num jogo duro e precisou de três sets para se classificar para a segunda ronda, parciais de 6-4, 4-6, 6-4. Na próxima ronda, enfrentará o alemão Alexander Zverev, número 4 do mundo.