A Áustria seguiu hoje o mesmo caminho que a outra anfitriã do Euro2008 em futebol, a Suíça, e estreou-se no torneio com uma derrota por 1-0, diante a Croácia, no encontro inaugural do Grupo B, disputado no Ernst Happel, em Viena.
Um pouco à imagem do que sucedeu na véspera com os helvéticos, no jogo de abertura do Euro2008, também os austríacos se podem queixar de alguma falta de sorte, pois fizeram por merecer, pelo menos, o empate, frente a uns croatas que prometiam muito mais.
No jogo mais desinteressante, até ao momento, do torneio, o resultado foi fixado com um golo madrugador de Luka Modric, logo aos 04 minutos, na cobrança de uma grande penalidade, que castigou um derrube na grande área de Rene Aufhauser a Ivica Olic.
A Croácia ''agarrou-se'' ao golo madrugador e foi gerindo, com algum risco, a magra vantagem no marcador. A estratégia do técnico Slaven Bilic quase comprometeu as aspirações dos balcânicos, pois pertenceram aos co-anfitriões as melhores ocasiões de golo, sobretudo na fase decisiva encontro.
O avançado bracarense Roland Linz foi um titular muito discreto, pertencendo ao extremo direito Martin Harnik o maior protagonismo nos lances ofensivos dos austríacos, que mostraram mais ''fôlego'' (mas pouca eficácia) na recta final.
Depois da entrada para os últimos 10 minutos de jogo, sucederam-se as oportunidades para a selecção da casa. A mais flagrante ocorreu já no último dos três minutos de descontos concedidos pelo árbitro holandês Pieter Vink, quando um cabeceamento de Roman Kienast saiu a poucos centímetros do poste da baliza de Stipe Pletikosa.