O golo de Ruud van Nistelroy, primeiro na vitória da Holanda sobre a Itália por 3-0, em jogo do grupo C do Euro2008 de futebol, é válido e só aparentemente foi marcado em fora-de-jogo, afirma o presidente da Comissão de Arbitragem austríaca.
O árbitro Gerhard Kapl explica que o fora-de-jogo é anulado pela presença do defesa Christian Pauncci, lesionado na mesma sequência de jogo, atrás da baliza à guarda de Buffon. Segundo Kapl, tal situação é raríssima.
''A decisão do árbitro sueco Peter Frojdfeldt é 100 por cento correcta, sem dúvida'', disse Kapl à agência austríaca APA, indo no mesmo sentido dos analistas da televisão alemã ARD.
Kapl citou o ponto 11.4.1 do código da arbitragem, que estipula que um jogador adversário não pode estar em fora-de-jogo quando um dos dois últimos defesas saiu do terreno, o que terá sido o caso verificado com Panucci.
A regra pretende impedir que uma equipa procure deliberadamente beneficiar do fora-de-jogo, explicou.
Kapl diz ainda que viu o jogo no centro de arbitros do torneio em Ragensdorf, perto de Zurique (Suíça), onde a decisão de Frojdfeldt não provocou ''qualquer discussão''.