A FIFA esclareceu hoje que o Benfica pagou a dívida ao clube brasileiro América, referente à venda de Alcides ao PSV Eindhoven, e que encerrou o caso que poderia retirar seis pontos aos ''encarnados'' no último campeonato de futebol.
''Podemos confirmar que o Benfica pagou a dívida em causa e que o caso foi encerrado pela FIFA, sem qualquer dedução de pontos ao clube'', esclareceu a FIFA numa nota enviada à Agência Lusa, encerrando de vez o caso.
O jornal desportivo O Jogo e os generalistas Jornal de Notícias e Diário de Notícias avançaram hoje com a ordem da FIFA em retirar seis pontos ao Benfica por uma dívida de 113.000 euros ao América, clube que reclamava uma parcela do montante referente à transferência de Alcides para o PSV Eindhoven, por formação do jogador.
Enquanto os dois primeiros diários noticiavam que o castigo da FIFA era irreversível e que o Benfica iria mesmo perder os seis pontos, o Diário de Notícias esclarecia que o acordo entre clube da Luz e o América levantou o castigo determinado pela FIFA, tal como confirmou hoje o organismo máximo do futebol mundial.
Pela transferência de Alcides para o PSV Eindhoven, em 2007, o América reclamava 113.000 euros, argumentando a sua posição com o mecanismo de solidariedade dos regulamentos da FIFA, que permitem aos clubes por onde um futebolista passe entre os 12 e os 23 anos receber uma percentagem numa futura transferência.