O Benfica vai accionar judicialmente os responsáveis pela notícia ''falsa e insidiosa'' publicada hoje em alguns meios de comunicação social acerca de uma eventual subtracção de seis pontos aos ''encarnados'' por decisão da FIFA.
O jornal desportivo O Jogo e os generalistas Jornal de Notícias e Diário de Notícias avançaram hoje com a ordem da FIFA em retirar seis pontos ao Benfica por uma dívida de 113.000 euros ao América, clube que reclamava uma parcela do montante referente à transferência de Alcides para o PSV Eindhoven, por formação do jogador.
Enquanto os dois primeiros diários noticiavam que o castigo da FIFA era irreversível e que o Benfica iria mesmo perder os seis pontos, o Diário de Notícias esclarecia que o acordo entre clube da Luz e o América levantou o castigo determinado pela FIFA, tal como confirmou hoje o organismo máximo do futebol mundial.
Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do Benfica insurge-se contra a notícia, considerando-a de ''falsa e insidiosa'', para além de que ''revela uma estratégia de comunicação que não visa, como se impõe, o relato de factos com rigor e exactidão mas tão só servir os interesses de outros que desesperadamente procuram esconder realidades bem mais condenáveis .
Considerando os factos tornados públicos como graves e dada ''a flagrante ofensa da dignidade e bom-nome do Benfica determinam o imediato procedimento judicial contra os órgãos de comunicação social acima referidos''.
A SAD do Benfica explica ainda que ''é falso que a Federação Portuguesa de Futebol, por decisão da FIFA, tenha subtraído ou venha a subtrair seis pontos ao SL Benfica na classificação obtida na época desportiva 2007/2008''.
No comunicado, a SAD ''encarnada'' lamenta ainda o facto dos jornais não tenham procurado comprovar os factos noticiosos, ouvindo a posição do Benfica.
A SAD esclarece ainda que o clube ''não deve qualquer quantia, seja a que título for, por força da transferência do atleta Alcides''.
Como tal, o clube ''encarnado'' revela que a FIFA já informou a FPF que está encerrada a disputa contratual entre o Benfica e o América FC, ''com este último a declarar de forma expressa a inexistência de qualquer débito, o oficio datado de 20 de Junho de 2008 - hoje dado à estampa - se encontrava anulado e sem qualquer efeito''.
Pela transferência de Alcides para o PSV Eindhoven, em 2007, o América reclamava 113.000 euros, argumentando a sua posição com o mecanismo de solidariedade dos regulamentos da FIFA, que permitem aos clubes por onde um futebolista passe entre os 12 e os 23 anos receber uma percentagem numa futura transferência.