A W52-FC Porto venceu hoje o contrarrelógio por equipas que inaugurou a 40.ª edição do Grande Prémio Abimota em bicicleta, em Lisboa, com o espanhol Raul Alarcón a tornar-se no primeiro líder da geral individual.
Com um tempo de 9.01 minutos, necessários para cumprir os 7,8 quilómetros do percurso, os 'dragões' venceram a primeira tirada, um circuito no Campo Grande, enquanto os espanhóis da Euskadi foram segundos, a dois segundos, o mesmo tempo dos terceiros, a EFAPEL.
Alarcón foi o primeiro a cortar a meta e assim arrecadou a camisola amarela, de líder da classificação geral, que já tinha vestido em 2018 até à última etapa, altura em que perdeu a vitória final para o compatriota Óscar Pelegri.
A equipa 'azul e branca' dominou o primeiro dia, pela segunda vez com um 'crono' coletivo na capital, ao estar na frente também da outra classificação individual, da juventude, graças ao segundo classificado, Jorge Magalhães.
Na geral, o jovem luso segue em segundo, com o mesmo tempo, assim como os colegas de equipa César Fonte, terceiro, António Carvalho, quarto, e o espanhol Ángel Sánchez Rebollido, quinto.
A dois segundos está, em sexto, o espanhol Diego Lopez (Euskadi), a mesma distância do primeiro homem da EFAPEL, o também espanhol Marcos Jurado, em 12.º.
Mais abaixo, o Sporting-Tavira acabou a sete segundos, no quarto lugar, e a LA Alumínios em quinto, a 11, o mesmo tempo da equipa do vencedor de 2018, a Vito-Feirense, sexta.
Na sexta-feira, a segunda etapa liga Ourém a Mortágua ao longo de 170,3 quilómetros, com partida pelas 12:25 para uma tirada com duas contagens de montanha, ambas de terceira categoria, mas ainda longe da meta, num dia para os 'sprinters'.