A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-19 prosseguiu a defesa do título mundial com uma goleada por 32-1 aos Estados Unidos, na segunda jornada da competição, integrada nos World Roller Games, a decorrer em Barcelona.
Para a história do jogo, que ao intervalo registava já um desequilibrado 14-1, ficam os golos marcados por Miguel Fortunato (9), Diogo Abreu (7), Gustavo Pato (6), Lucas Santos (4), José Miguel Gonçalves (4), Afonso Severino (1) e João Pedro Pereira (1).
A seleção dos Estados Unidos, que no sábado perdeu com a Colômbia por 20-1, marcou o tento de honra por Adam Armbruster, que fez então o 11-1.
Portugal, que é a única seleção só com vitórias na prova, lidera o grupo A com seis pontos, seguida da Colômbia -- adversária na segunda-feira, na derradeira jornada da fase preliminar -- e da Itália, com três, e dos Estados Unidos, ainda em 'branco'.
No outro jogo do grupo A, a Itália venceu a Colômbia por 5-2.
As seleções do Chile e da Argentina, que hoje empataram 6-6, ocupam as duas primeiras posições do grupo B, com quatro pontos, seguidas da Espanha, com três, e da Suíça, com zero.
A derradeira jornada da fase preliminar, que irá ditar os 'duelos' dos quartos de final (a realizar cruzados entre os dois grupos), tem os jogos Colômbia-Portugal e EUA-Itália, no A, e Suíça-Argentina e Chile-Espanha, no B.