O futebolista português de origem brasileira Deco foi hoje confirmado como a primeira escolha do compatriota Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador de Portugal, no clube inglês Chelsea, ao assinar contrato por três anos, deixando o espanhol FC Barcelona.
Segundo o sítio na Internet da equipa catalã, o clube de Londres gastou 10 milhões de euros para contar com os serviços de Deco.
''Tenho a certeza de que venho numa boa altura para fazer grandes coisas e ajudar o Chelsea a voltar a ser como era. Não só o número um em Inglaterra, mas também vencedor da Liga dos Campeões, que é um sonho de há muito. A Liga inglesa é uma competição excelente e está a ficar melhor. Pôde ver-se isso com a última final da 'Champions', com duas equipas inglesas'', disse Deco, em declarações reproduzidas no sítio da Internet dos ''blues''.
Deco deixa Barcelona depois de quatro épocas nas quais ajudou a conquistar uma Liga dos Campeões, dois títulos espanhóis e duas Supertaças espanholas.
O médio, que comemorará 31 anos a 27 de Agosto, também conheceu grande sucesso no anterior clube, o FC Porto, ''emblema'' representado entre 1999 e 2004: uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, três títulos portugueses, duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.
''É bom haver tão bons jogadores no Chelsea e haver competição, que é saudável para toda a gente e faz da equipa uma equipa melhor. Sei que preciso de algum tempo para me adaptar, mas estou seguro de que me vou adaptar bastante bem e de forma rápida e dar o meu melhor pela equipa'', continuou Deco, que também passou pelo Benfica e o Alverca, antes de rumar aos ''dragões''.
Além de Scolari, Deco vai reencontrar em Stamford Bridge os colegas de selecção Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, além de outro antigo companheiro no FC Porto, o guarda-redes Hilário.